Medicina Ocupacional

Assédio sexual incluído em nova nomenclatura da CIPA

12 de janeiro de 2023

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) traz a temática do assédio sexual incluído em nova nomenclatura referente às suas atribuições, objetivando a prevenção e o combate à essas práticas e a outras formas de violência no trabalho nas atividades diversas.

As empresas devem incluir regras de conduta a respeito do assédio sexual e de outras formas de violência nas normas internas da empresa, com ampla divulgação aos empregados, com a fixação de procedimentos para recebimento e acompanhamento de denúncias, bem como realização de ações de capacitação e orientação aos empregados.

Esclarecendo que a NR5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio – CIPA (nova nomenclatura), estabelece os parâmetros e os requisitos CIPA, tendo por objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.

Nomenclatura e redação

A portaria MTP nº 4.219 de 20 de dezembro de 2022 alterou a nomenclatura de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes –CIPA nas Normas Regulamentadoras, para incluir o item 1.4.1.1 na Norma Regulamentadora nº 01 (NR1), que trata das Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, com a seguinte redação:

“ As organizações obrigadas a constituir CIPA nos termos da NR5 devem adotar as seguintes medidas, além de outras que entenderem necessárias, com vistas à prevenção e ao combate ao assédio sexual e às demais formas de violência no âmbito do trabalho.”

Consulte os serviços de Medicina Ocupacional do Sindilojas-SP e conte com o treinamento CIPA no formato semipresencial (EAD + presencial), através da ISO Saúde Ocupacional, que há mais de 20 anos oferece qualidade às empresas em medicina do trabalho. Clique e saiba mais!

 

Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?