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Aumenta presença dos MPEs no e-commerce

4 de março de 2016

Fonte: Agências

Um estudo realizado pelo Mercado Livre e o Ibope Conecta divulgado nesta terça-feira (01) revela que a participação de empreendedores individuais no comércio digital vem crescendo. Dos 529 empreendedores MPMEs (Micros, pequenas e médias empresas) de e-commerce entrevistados, a quantidade de vendedores que trabalham no e-commerce por conta própria, sem funcionários, irá subir para 24% em 2016, bem acima dos 9% registrados em 2015.

A pesquisa aponta ainda que os respondentes iniciaram suas atividades no Mercado Livre de forma diversa: 53% deles começaram a vender com a empresa já formada (pessoas jurídicas); 22% iniciaram como pessoa física (percentual menor do que o apontado na pesquisa do ano passado, de 40%) e 26% como MEI (Micro Empreendedor Individual). Entre os vendedores multicanais, 32% apontam o Mercado Livre como o responsável pela maior parcela das suas vendas online.

As contratações e o tamanho das equipes deverão ser reduzidas em 2016. Em 2015, os dados mostram que 63% dos empreendedores tinham de um a três funcionários – neste ano 55% terão esse mesmo número de funcionários. Para aqueles com quatro a cinco funcionários em 2015, foi reduzido de 16% para 12% em 2016. Lojistas maiores, com seis ou mais funcionários, serão 9% neste ano, dois pontos percentuais a menos do que em 2015.

“Enquanto o fluxo de consumidores diminui nos shoppings, nossas pesquisas apontam um desenvolvimento acentuado do mercado de e-commerce. O aumento da segurança nas compras online eleva a confiança do consumidor que, junto com o crescimento da diversidade da oferta digital, atraem mais clientes e impulsionam o e-commerce”, destacou Laure Castelnau, diretora executiva do Ibope Conecta.

Redes sociais: maior relevância como canal de vendas — A importância das redes sociais entre os vendedores multicanais chamou a atenção na pesquisa deste ano em comparação com a anterior. Praticamente metade dos vendedores que usam vários canais de vendas (48%) utiliza redes sociais para vender produtos; na pesquisa do ano passado, apenas 10% disseram aproveitar este canal.

Perfis pesquisados — Os empreendedores pesquisados são do perfil MPME (Micro, Pequenas e Médias Empresas). O faturamento anual dos entrevistados tem as seguintes variações: 62% faturam de R$ 100 mil a R$ 250 mil; R$ 250 mil a R$ 500 mil (13%); R$ 501 mil a R$ 1 milhão; 7%, de R$ 1 milhão a 2 milhões; e 6% faturam acima de 2 milhões por ano.

A faixa etária predominante entre os respondentes é de 26 a 35 anos, representando 44% da amostra. 29% têm de 36 a 45 anos; 12% têm menos de 25; e outros 16%, mais de 45 anos. As principais regiões dos respondentes são: Sudeste (73%) e Sul (22%), seguidas por Centro-Oeste e Nordeste, com 2% cada; e Norte, com 1%.

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