Legislação & Tributação

Ausência de documentos da empresa gera multas

28 de janeiro de 2020

Você guarda os documentos da sua empresa? Alguns dirão prontamente que sim. Outros, que precisam “dar uma olhadinha” para ter certeza. Mas o que todos precisam saber é que documentos diferentes têm prazos diversos de armazenamento e a ausência dos mesmos pode gerar multa.

Afinal, para que guardar?

A comprovação do cumprimento de uma obrigação seja trabalhista, previdenciária ou fiscal, se dá por meio de documentos, daí a importância da guarda e conservação dos mesmos. O prazo varia de acordo com o tipo do documento.

A grande dificuldade de muitas empresas é encontrar espaço físico para armazená-los (e para isso já existe solução), e muitas estão se valendo do arquivo digital. Qualquer que seja a forma escolhida, os documentos precisam ser guardados e bem conservados, pois a falta da comprovação do pagamento das obrigações legais, seja pela perda ou ilegibilidade do documento, acarretará no pagamento da mesma obrigação.

Além disso, quaisquer documentos exigidos em uma eventual fiscalização poderão acarretar a lavratura de auto de infração com a consequente imposição de multa. A conservação adequada garante vida longa aos documentos.

Confira abaixo por quanto tempo alguns documentos precisam ser guardados.

Agora que já sabe de tudo isso, armazene os documentos da sua empresa com segurança e pelo prazo legalmente exigido. Mas, se ainda assim restou alguma dúvida, o Sindilojas-SP está aqui para auxiliar.

Fale conosco: 11 2858 8400 | faleconosco@sindilojas-sp.org.br

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?