Câmara Pet Shop

Banho e Tosa dentro das atividades essenciais, pede Sindilojas-SP

24 de abril de 2020

Saúde dos animais e manutenção da higiene dentro das residências estão entre as justificativas

O Sindilojas-SP, representante da categoria de Pet Shops na cidade de São Paulo, solicitou ao Governado Estadual, Prefeitura Municipal, Secretaria das Subprefeituras e Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, a inclusão dos serviços de banho e tosa como atividade essencial.

O Anexo Único do Decreto Municipal 59.312/20 incluiu o segmento de serviços veterinários e de venda de produtos farmacêuticos e alimentos para animais, mas não inseriu nesta exceção os serviços de banho, tosa e estética para pets. “Apesar do banho e tosa ser visto como atividade estética é preciso considerar que é essencial a manutenção da saúde dos animais, principalmente em momento de enclausuramento” pondera Aldo N. Macri, coordenador da Câmara Setorial de Lojistas de Pet Shop

 Outras razões citadas no pleito estão abaixo expostas

Muitos animais têm problemas dermatológicos como dermatites, sarna e necessitam de banhos medicinais frequentemente para não agravar o problema. É necessário considerar ainda que nem todos os pets têm condições de ser tratado em casa em razão do espaço local, porte do animal e ainda por possuir uma pelagem longa, além dos problemas acima citados.

Outra questão a ser considerada é a tosa, que necessita ser realizada por profissionais qualificados, principalmente a tosa higiênica que garante a saúde e boa higiene do pet. A falta desses cuidados profissionais pode ainda facilitar o aparecimento e proliferação de parasitas, o que prejudica a saúde não só do animal mas também de seus tutores.

Ainda, para facilitar esses procedimentos, a maioria dos estabelecimentos, se não todos, possui serviço de táxi dog (leva e traz de animal) o que permite a permanência dos tutores dos animais em casa. Esse serviço é feito com toda a segurança tanto do prestador de serviço, quanto do cliente.

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo entende que a atividade de banho e tosa é essencial e a liberação desse segmento auxiliará na saúde e bem estar dos animais, que para muitos é considerado membro da família e necessita dos mesmos cuidados.

A equipe do Sindilojas-SP está atuando de maneira 100% digital e está à disposição para esclarecimentos e orientações pelo FALE CONOSCO ou WhatsAPP 11 2858.8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?