PROGERH

Benefícios da integração entre RH e DP

16 de maio de 2023

Apesar de terem atuações distintas, as áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal tem uma proximidade clara, que é a gestão do trabalho com foco nos resultados da empresa, cujas rotinas complementares e algumas vezes sequenciais produzem uma força-tarefa em conjunto que pode trazer benefícios para uma organização.

Tanto o RH como o DP acompanham e gerenciam o fluxo do trabalhador dentro de uma corporação, o que faz com que a integração entre amb0s crie um ciclo de vantagens para a empresa.

Essa coexistência interativa entre as duas áreas fica bem delimitada quanto à colaboração de cada uma e sua importância, visto que um DP ágil e correto assegura que o colaborador tenha todos os direitos respeitados e assegurados, garantindo uma experiência burocrática satisfatória. Da mesma forma, o RH otimiza a experiência profissional com incentivos, motivações a atividades voltadas ao trabalho e à qualidade de vida dos colaboradores.

Aproveitar as oportunidades de integração entre RH e DP é uma possibilidade valiosa e que deve ser considerada pelas empresas, sendo um movimento que pode trazer muitos benefícios às organizações e aos profissionais, especialmente se a questão for analisada sob o ponto de vista estratégico. Com a adoção desse viés, haverá mais possibilidade para a prosperidade do negócio.

Como exemplos, um DP que atua proativamente na identificação e planejamento de táticas que garantam o cumprimento da legislação é favorável ao financeiro e jurídico da empresa, por questões burocráticas e legais, assim como o RH, por questões de relacionamento e satisfação com o trabalho. Em paralelo, um RH que objetiva a melhor experiência para os colaboradores e os melhores resultados para a empresa, é gentil e solícito ao DP.

 

Questões específicas

Além da sinergia e integração entre várias rotinas, a aproximação entre RH e DP pode evoluir para derivações ainda mais específicas, como, por exemplo, a necessidade do apoio direto por parte do Departamento Pessoal para programas de incentivo e bonificações, que são capitaneadas pelas áreas de Recursos Humanos, visto que itens que impactam na folha de pagamento precisam do conhecimento e da validação do DP, para que sejam corretamente implantados.

Um outro exemplo são dados e informações do DP que podem ser úteis para a criação de iniciativas do RH e, por essa razão, quanto mais próximas forem as duas áreas, mais benefícios uma pode oferecer à outra, com visíveis benefícios às empresas.

  Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?