Representatividade

Combate ao comércio informal na região da 25

17 de janeiro de 2019

Sindilojas-SP recebeu denúncias de lojistas e cobrou mais fiscalização

No último mês de novembro, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo solicitou à prefeitura, regional da Sé, secretaria das subprefeituras e Guarda Civil Metropolitana a intensificação da fiscalização do comércio informal na região da Rua 25 de Março, perto da esquina com a Ladeira Porto Geral, após denúncia de lojistas sobre comércio irregular nos arreadores.

Em resposta, o chefe do gabinete da subprefeitura da Sé, Rodrigo Arraval, informou que as operações de fiscalização são realizadas diariamente na região, com atuação conjunta com a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar. Cada equipe é composta por 1 encarregado, 16 agentes, 2 kombis, 1 caminhão, 2 viaturas da Guarda Civil Metropolitana e 1 viatura da Polícia Militar.

Problema antigo

Há muitos anos, o Sindilojas-SP chama a atenção das autoridades responsáveis para o comércio irregular. “Esse problema é gravíssimo, vez que são enormes os inconvenientes da precária atividade dos vendedores ambulantes, concentrados em todas as regiões desta cidade” explica Ruy Pedro de Moraes Nazarian, presidente do sindicato.

O comércio desempenha papel altamente importante na economia do país, arca com pesados tributos e encargos sociais, gera milhares de empregos e vê com muita apreensão nas ruas, o aumento do comércio de produtos de procedência duvidosa, sem recolhimento de impostos e muitos, frutos de produtos piratas.

Esses ambulantes vêm prejudicando os comerciantes regularmente constituídos que pagam seus impostos em dia, aluguel do imóvel locado, a folha de pagamento de seus empregados registrados e todos os encargos trabalhistas e previdenciários, pois estão comercializando produtos semelhantes aos vendidos pelos lojistas, sem a emissão de nota fiscal ou qualquer tipo de garantia para o consumidor.

“Diante dessa concorrência desleal, esses lojistas vêm sofrendo com a enorme queda nas vendas e, consequentemente, no faturamento da empresa”, completa Nazarian.

Para o Sindilojas-SP, a intensificação da fiscalização é de extrema importância para a revitalização dos centros comerciais e urbanos, resgatando uma paisagem condizente com a de uma metrópole como São Paulo.

Sobre o Sindilojas-SP

O Sindilojas-SP é uma entidade empresarial representante de 30 mil empresas do comércio lojista e 100 mil empresários da cidade de São Paulo, estabelecidos em Shopping Centers e lojas de rua.

Conheça mais sobre a atuação do Sindilojas-SP

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?