Gestão

Comunicação por excelência: inspiração para equipes

17 de janeiro de 2023

Os mecanismos da comunicação por excelência tem contribuído para inspirar equipes, formar novas lideranças e aperfeiçoar desempenhos, alavancando resultados.

Considerando o amplo universo das interações sociais e as diversas formas de se transmitir  uma mensagem, conhecer os aspectos da comunicação e, de certa maneira, dominar algumas de suas técnicas, podem fazer a diferença de maneira substancial no meio corporativo, visto que as relações interpessoais, nos ambientes de trabalho, ganham um componente ainda maior de responsabilidade, em razão da necessidade expressa de resultados.

Por isso, transmitir informações, seja em caráter didático ou simplesmente como forma de dar andamento a determinada tarefa, é uma missão que deve ser observada com muito carinho e atenção, pois, via de regra, as diversas áreas de uma empresa estão interligadas,  e o cenário de interdependência dá o tom nas atividades corporativas, de modo geral.

Assim, essa preocupação em se comunicar bem deve levar em conta não somente o aspecto assertivo da mensagem, mas também a forma como ela é transmitida. Nisso, estão incluídos o conhecimento acerca dos tipos de comunicação e a postura de quem se comunica, o que pode ser decisivo para a assimilação e compreensão do que se quer transmitir. Dessa maneira, de posse do escopo teórico desse conjunto, a comunicação tende a ser persuasiva e, principalmente, inspiradora, o que vai propiciar o engajamento da equipe de trabalho e, por consequência, na melhora do desempenho e na obtenção de resultados.

Na prática

De acordo com Reinaldo Passadori, CEO da Passadori, empresa parceira do Sindilojas-SP e especializada em comunicação corporativa, ” é sabido que a evolução dos negócios no comércio varejista é permeada pela comunicação, especialmente com os padrões atuais do marketing e da propaganda. Negociar um produto ou um serviço é um ato de comunicação, propriamente dito. A comunicação, como o carro-chefe do atendimento e do relacionamento com clientes, é a identidade e a própria bandeira de uma empresa, notadamente uma organização do comércio varejista…

E isso está muito ligado aos profissionais que ocupam cargos de liderança, quando estes deixam de ocupar o papel do “líder-chefe”, para desempenhar a função do “líder-exemplo”, representado por aqueles que desenvolveram as habilidades interpessoais, a autonomia intelectual e a inteligência emocional. Com esses ingredientes , a liderança por eles exercida flui de maneira natural, não impositiva, sedimentada na autoridade que inspira, viabilizada pela combinação entre o conhecimento adquirido e a conduta moral. Isso coloca em pé de igualdade todos os colaboradores, incutindo neles o senso de importância e de pertencimento através do diálogo e valorização constantes e, assim, fazendo com que caminhem na mesma direção.

Para colocar tudo isso em prática, de maneira efetiva, a habilidade e o domínio nos processos de comunicação são essenciais, sem os quais não será possível levar a efeito essa atmosfera inspiradora, que tende a alavancar desempenhos e resultados”.

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O exemplo

Segundo Reinaldo, “um líder que comanda pelo exemplo se assemelha a um rio, cujas águas foram atingidas por uma pedra e, com isso, as ondas que se formam pelo contato da pedra com a água reverberam para além das margens, influenciando todo o lençol das águas”. Ou seja, quando alguém que exerce uma função de liderança detém palavras e posturas inspiradoras, contagia todo o ambiente, todo o quadro de colaboradores, sem a necessidade de expor o que deve ser feito com autoritarismo, mas sim de maneira fluida e natural, por sua própria exemplificação, fazendo com que aquilo que ele prega e executa seja uma verdade compartilhada por todos. Isso se dá pelo entendimento das necessidades da empresa, no conceito do senso de pertencimento e de engajamento, que faz com que o colaborador execute as tarefas compreendendo a sua importância dentro do contexto, atuando em seu próprio benefício, não somente da empresa.

Ainda conforme Passadori, ” podem existir pessoas que se comunicam bem e que não são líderes, mas é praticamente impossível alguém ocupar uma posição de liderança, com eficiência, sem saber se comunicar. A comunicação está diretamente ligada ao fracasso ou ao sucesso de um negócio”, finaliza.

Acompanhe os canais de comunicação do Sindilojas-SP  e fique atento aos futuros lançamentos da entidade, como o SindiCast-SP,  a nova fase do Podcast do Sindilojas-SP, além dos eventos online e presenciais, em que esse e outros assuntos de interesse dos empresários do comércio varejista são abordados com maior riqueza de detalhes!

 

 

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