Gestão

Contrato da inclusão

26 de outubro de 2022

Empresa especializada no recrutamento e acompanhamento de pessoas com deficiência atua na inserção de profissionais em condições especiais no mercado de trabalho, com expressivos resultados.

O suprimento das demandas de força de trabalho, a promoção de oportunidades profissionais e o exercício da responsabilidade social são tópicos que estão contemplados através dos serviços e da expertise da “Ser Especial”, empresa parceira do Sindilojas-SP, que conta com mais de 20 anos de atuação dentro do universo de inclusão no mercado de trabalho.

E essa perfeita simbiose entre o útil e o agradável tem produzido, em números, significativos resultados.

Com um plano de ação bem estruturado, a organização trabalha com uma visão macro, que abrange todas as etapas do processo de recrutamento e seleção, bem como na fase de adaptação de profissionais com deficiência.

Por ser uma condição não convencional, esse procedimento conta com alguns componentes que o tornam mais dispendioso, porém, altamente recompensador, em virtude de uma visão mais abrangente e de um cuidado mais humanizado, conforme relata a Diretora da empresa, Karen Almeida: “A nossa atuação tem como objetivo desenvolver uma percepção macro, que dissemina o conceito, na prática, de não limitar esses processos a um olhar restritivo, reducionista, que uma deficiência individual sugeriria, mas sim, técnico e abrangente, voltado para o caráter funcional que aquele candidato com deficiência pode ofertar para determinada organização. Por isso, nossa metodologia confronta o “capacitismo”, essa pecha preconceituosa e discriminatória contra o indivíduo com deficiência, haja vista possuirmos um time que atua monitorando, atraindo e retendo talentos nas empresas de pessoas com deficiência”.

Etapas

Dentre as etapas que balizam as ações da “Ser Especial”, estão:

  • O mapeamento de postulantes aos cargos e a oferta de vagas
  • A análise ocupacional, que representa a verificação técnica do posto de trabalho, levando em consideração os requisitos funcionais para o desempenho das tarefas por parte da pessoa com deficiência, a segurança no trabalho, acessibilidade, etc.
  • O apoio ao processo seletivo em conjunto com a empresa contratante através do intercâmbio massivo de informações, o que inclui o fornecimento de dados oficializados por laudos médicos.

Além desses itens, existem outros dois tópicos muito importantes nos processos de recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, conforme abaixo:

Sensibilização

Consiste em despertar a visão das organizações para a importância da implantação de programas inclusivos de admissão de colaboradores com deficiência, incutindo o conceito de que a responsabilidade social embutida em tais iniciativas é vital para a sustentabilidade dos negócios de determinada empresa. Assim, contemplar a diversidade trará dividendos exponenciais de reconhecimento e posicionamento da marca, além de contribuir para o desenvolvimento corporativo e o aperfeiçoamento das lideranças, pavimentando o caminho para a obtenção de resultados concretos.

Acompanhamento pós -admissão

Pode ser considerado um “carro-chefe” desse programa, já que enfatiza o aspecto do desenvolvimento pleno do colaborador como tópico fundamental dentro das etapas e que representa essa visão de conjunto.

Dentro dele, estão incluídos planos de ação que consistem em promover inciativas preventivas e corretivas dentro das organizações, trazendo o respaldo para as duas pontas desse processo, bem como programas específicos de aprendizagem, que vão desde a ação de agentes integradores de estágios até o momento da aprovação efetiva, que, de acordo com a apuração dos números, alcança o percentual de 91% entre as contratações.

Para a Coordenadora de Projetos Sociais da instituição, Ana Freitas, isso evidencia não só a efetividade das ações em termos de resultados para as empresas, mas também o caráter abrangente de iniciativas dessa natureza, que vão muito além de uma inserção profissional esporádica: “O foco da nossa atuação é implementar um projeto a longo prazo, na busca pelo desenvolvimento profissional e humano dos colaboradores com deficiência, o que demonstra a amplitude dessas ações, ao contemplar a necessidade da composição de força de trabalho atrelada à responsabilidade social”.

Seja ASSOCIADO ao Sindilojas-SP e tenha mais SEGURANÇA e ECONOMIA para sua empresa, além de contar com benefícios e vantagens na contratação dos serviços dos nossos parceiros, como a “Ser Especial”

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?