Gestão

O RH e a inclusão

26 de setembro de 2023

Áreas de RH que atuam no recrutamento e acompanhamento de pessoas com deficiência e a consequente inserção de profissionais em condições especiais no mercado de trabalho, promovem reforço institucional da marca, com altas probabilidades de expressivos resultados na produção e no engajamento dentro do ambiente corporativo.

O suprimento das demandas de força de trabalho, a promoção de oportunidades profissionais e o exercício da responsabilidade social são tópicos que estão contemplados em organizações que investem nos processos de recrutamento e seleção de pessoas com deficiência.

E há registros de que essa perfeita simbiose entre o útil e o agradável tem produzido, em números, significativos resultados para as corporações, de um modo geral.

Com um plano de ação bem estruturado, os departamentos de RH das organizações que concentram os seus esforços na inclusão, são vistas pelo mercado como empresas que trabalham com uma visão macro, sensível e abrangente de todas as etapas do processo de recrutamento e seleção, atuando na adaptação de profissionais com deficiência.

Características e metodologia

Por ser uma condição não convencional, esse procedimento conta com alguns componentes que o tornam mais dispendioso, porém, altamente recompensador, em virtude de uma visão mais abrangente e de um cuidado mais humanizado.

A atuação das áreas de RH de empresas aderentes ao conceito e necessidade de inclusão de pessoas com deficiência  tem como objetivo desenvolver uma percepção macro, que dissemina o conceito, na prática, de não limitar esses processos a um olhar restritivo, reducionista, que uma deficiência individual sugeriria, mas sim, técnico e abrangente, voltado para o caráter funcional que aquele candidato com deficiência pode ofertar para determinada organização.

Por isso, a metodologia confronta o “capacitismo”, que tem sido caracterizada como uma pecha preconceituosa e discriminatória contra o indivíduo com deficiência, haja vista a necessidade indispensável das empresas que se lançam nesse empreitada de possuir um time de RH que atua no monitoramento, na atração e na retenção de talentos nas empresas de pessoas com deficiência.

Etapas

 As etapas que devem balizar as ações nos processos de recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, são elencadas da seguinte forma:

  • O mapeamento de postulantes aos cargos e a oferta de vagas
  • A análise ocupacional, que representa a verificação técnica do posto de trabalho, levando em consideração os requisitos funcionais para o desempenho das tarefas por parte da pessoa com deficiência, a segurança no trabalho, acessibilidade, etc.
  • O apoio ao processo seletivo em conjunto com a empresa contratante através do intercâmbio massivo de informações, o que inclui o fornecimento de dados oficializados por laudos médicos.

Além desses itens, existem outros dois tópicos muito importantes nos processos de recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, conforme abaixo:

Sensibilização

Consiste em despertar a visão das organizações para a importância da implantação de programas inclusivos de admissão de colaboradores com deficiência, incutindo o conceito de que a responsabilidade social embutida em tais iniciativas é vital para a sustentabilidade dos negócios de determinada empresa. Assim, contemplar a diversidade trará dividendos exponenciais de reconhecimento e posicionamento da marca, além de contribuir para o desenvolvimento corporativo e o aperfeiçoamento das lideranças, pavimentando o caminho para a obtenção de resultados concretos.

Acompanhamento pós -admissão

Pode ser considerado um “carro-chefe” desse programa, já que enfatiza o aspecto do desenvolvimento pleno do colaborador como tópico fundamental dentro das etapas e que representa essa visão de conjunto.

Dentro dele, estão incluídos planos de ação que consistem em promover inciativas preventivas e corretivas dentro das organizações, trazendo o respaldo para as duas pontas desse processo, bem como programas específicos de aprendizagem, que vão desde a ação de agentes integradores de estágios até o momento da aprovação efetiva, que, de acordo com a apuração dos números, alcança o percentual de 91% entre as contratações.

O Sindilojas-SP está preparado para representar sua empresa. Suas opiniões são importantes para defesa e solução dos problemas do Comércio Varejista.

Incentive esse trabalho sendo uma empresa associada!

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?