Datas comemorativas e o planejamento de vendas no 1° semestre
Após períodos de recessão econômica, face aos desdobramentos do período de pandemia e a transição de governo, que limitou o poder de compra das famílias, as datas comemorativas do primeiro semestre podem ajudar as empresas do comércio varejista no planejamento de vendas, para alavancar os negócios e aumentar o faturamento.
Assim, um passo importante é conhecer os períodos mais atrativos para planejar ações efetivas com o objetivo de atrair clientes, tomando nota das dicas listadas abaixo, referentes a cada mês do primeiro semestre.
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Fevereiro
Diante da prevalência de feriados nacionais ocupando o nosso calendário, as empresas varejistas também podem optar por criar ações promocionais alternativas, como, por exemplo, a data comemorativa internacional representada pelo “Valentine´s Day”, (Dia de São Valentim), que representa a celebração do amor e da amizade, e, que é comemorado na semana do dia 14/02, podendo ser explorado pelo comércio com a promoção de kits de produtos e combinações.
Há também, em fevereiro, o período comemorativo do carnaval, cujos dias festivos certamente irão movimentar o varejo no mês.
Março
Logo no início desse mês, há o Dia Internacional da Mulher, no dia 08, e, aqui, ações estratégicas voltadas especialmente para a data e para o público em questão, são muito bem-vindas no planejamento de vendas.
Outra ocasião relevante em março é o Dia do Consumidor, celebrado no dia 15, em que promoções ou condições de pagamento mais favoráveis são ótimas pedidas, para atrair novos clientes e contribuir para fidelizar os já existentes.
Abril
Nesse mês, temos o feriado da Páscoa, no dia 09, e, tradicionalmente, as lojas do gênero alimentício recebem muita procura, em busca dos tradicionais ovos de chocolates, além de outros alimentos típicos , como o bacalhau, por exemplo. Entretanto, empresas do comércio varejista de outros segmentos também podem se beneficiar, através de ações estratégicas promocionais e/ou decorativas na loja física, ou mesmo no e-commerce, com a geração de conteúdos relevantes alusivos à data. Há também, no planejamento de vendas, a possibilidade de oportunizar parcerias com empresas de alimentos, para promover a oferta de produtos combinados com ovos de Páscoa, ou mesmo a outros brindes que remetam ao período.
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Maio
Data mais importante para o comércio varejista depois do Natal, o Dia das Mães nesse ano acontece no dia 14, e, levando em consideração a mudança dos hábitos de consumo do cliente, a experiência de um atendimento diferenciado e de qualidade é fundamental para atrair o público e garantir vendas.
De acordo com o histórico de sondagens da FecomercioSP, para a ocasião, itens de vestuário, calçados e acessórios são os preferidos na hora de presentear as mães, seguidos por perfumes, cosméticos e eletrodomésticos.
Junho
Fechando o primeiro semestre, temos o Dia dos Namorados, no dia 12, outra data muito importante para o faturamento do comércio. A dica é apostar em promoções e ações de marketing voltadas aos casais.
É importante considerar também as tradicionais festas juninas que fecham o mês, em que itens de vestuário típicos, por exemplo, estão na relação de compras dos consumidores.
Programa de Orientação Gerencial para MPEs