PROGERH

Diversidade na equipe: o impulso do RH

15 de março de 2024

Diante da atividade intrínseca e essencial das áreas de RH, de mapear, recrutar e efetivar contratações dos mais distintos perfis, a promoção da diversidade na equipe de uma organização empresarial tende a ganhar impulso.

Não só pela condição espontânea e natural das ações do departamento, mas também como uma política estratégica a ser implantada, o recrutamento e seleção sob os critérios da diversidade, com vistas a promover nas empresas características heterogêneas, pode garantir o balanço equilibrado nas relações corporativas, a inclusão abrangente, livre de vieses, além de uma lucratividade maior nesses processos para as organizações.

De acordo com recente estudo denominado Getting To Equal, publicado pelo instituto Accenture, times mais diversos são capazes de desenvolver 6 vezes mais uma cultura de inovação na empresa.

Além disso, ainda segundo o mesmo levantamento, a mentalidade de inovação dos funcionários—ou seja, sua disposição e capacidade de inovar—é quase cinco vezes maior em empresas com uma cultura de igualdade robusta, em que todos podem avançar e prosperar, do que em empresas menos igualitárias.

  Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

Benefícios da diversidade

Os processos de recrutamento e seleção sob os critérios da diversidade na equipe tendem a arregimentar diversos benefícios patentes para as organizações, seja no caminho da expansão dos resultados, como também na direção do fortalecimento da marca das instituições. São eles:

  •  Contrações mais justas, diversas e inclusivas
  • Impulsionar a diversidade corporativa no país
  • Acessar dados de diversidade no processo seletivo
  • Acompanhar dados e representatividade de grupos de diversidade participantes de cada etapa do processo seletivo
  • Definir quem pode ter acesso aos dados com diferentes níveis de permissionamento para pessoas colaboradoras
  • Elaborar ações de R&S focadas em diversidade
  • Conduzir processos seletivos e programas corporativos para grupos específicos de diversidade
  • Criar alertas e dicas para os filtros de Diversidade, de forma a orientar para o uso adequado e reduzir vieses

Faça a sua inscrição no Programa de Gestão de RH para Empresas do Varejo e marque presença nos  eventos presenciais, que possibilitam discutir soluções e encontrar caminhos para melhorar nosso ambiente e, assim, assumir cada vez mais o papel estratégico dentro de nossas companhias para alçar metas e atingir resultados.  

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?