Antecedentes Candidato Contratação
Consultoria jurídica e contábil

É possível exigir do candidato à emprego Antecedentes Criminais?

5 de abril de 2024

A Certidão ou o Atestado de Antecedentes Criminais é um documento emitido pela Policia Federal e pela Secretaria da Segurança Pública do Estado, que tem por objetivo informar a existência ou a inexistência de registro de antecedentes criminais.

Havendo apontamento nos documentos, servirá para verificar se o crime cometido foi um caso isolado na vida daquela pessoa, ou se costuma ocorrer com certa frequência.

O Tribunal Superior do Trabalho fixou teses jurídicas no sentido de que para determinadas funções como empregados domésticos, motoristas rodoviários de cargas, bancários, dentre outras, será possível exigir do candidato que ele apresente a Certidão ou o Atestado de Antecedentes criminais, para ser admitido na empresa.

E para ocupar as funções exercidas no seu comércio, é possível exigir esse documento aos candidatos, sem que caracterize dano moral?

Utilize os serviços de Consultoria Jurídica do Sindilojas-SP, cuja equipe está preparada para esclarecer todos os pontos do assunto em questão. Empresas associadas tem esse benefício, sem limite de atendimentos. Clique aqui para saber mais!

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?