Consultoria jurídica e contábil

E-Social: envio dos dados retroage das datas iniciais do cronograma

29 de setembro de 2022

Com a obrigatoriedade do E-Social já em vigor, eventual opção pelo envio dos dados na última hora pode ser muito dispendioso e custar caro para a empresa: prazo final é até 31 de dezembro de 2022

As informações referentes à Saúde e Segurança no Trabalho (SST), catalogadas e administradas pelo sistema de registro do E-Social tem um cronograma estabelecido, com subdivisões por faixas de prazo, entretanto, é recomendável o planejamento com antecedência por parte dos empregadores para o envio dos dados à base do Governo Federal.

Apesar da Portaria MPT n°334, de 17 de fevereiro de 2022, ter deliberado que até 31/12 2022, “as empresas, cooperativas de trabalho ou de produção e órgãos gestores de mão de obra ou sindicatos da categoria não serão autuados pela ausência de envio dos eventos “S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador”, as datas de início da obrigatoriedade para a emissão das informações permaneceram inalteradas, o que significa dizer que, dessa forma, todos os empregadores, exceto Órgãos Públicos, tem o prazo até 31 de dezembro de 2022  para enviar os dados de SST, de forma retroativa à data estabelecida no cronograma oficial do projeto.

Assim, se a partir de 01 de janeiro de 2023 essas informações ainda não estiverem na base, os empregadores estarão em não conformidade e sujeitos a multas de valor elevado pela falta do envio dos dados, ou pela emissão fora do prazo.

Diante da relevância do tema, o Sindilojas-SP irá promover um encontro em forma de Live para tratar sobre os principais aspectos das regras do E-Social, agendado para o próximo dia 26/10/2022, às 10 horas. Clique e inscreva-se!

Tem dúvidas sobre esse assunto?

Conheça o Serviço de Medicina Ocupacional do Sindilojas-SP que, além de orientações, oferece todos os programas obrigatórios de SST a um custo DIFERENCIADO, principalmente para as pequenas e médias empresas do comércio. Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402.

 

 

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?