Consultoria jurídica e contábil

e-Social: lançamento de condenações e acordos trabalhistas

11 de janeiro de 2023

A partir de 16 de janeiro de 2023, as empresas terão de efetuar o lançamento de condenações e acordos trabalhistas perante a Justiça do Trabalho na base do e-Social, com a conclusão, em ambos os casos, a partir de 1º de janeiro de 2023.

O prazo para que as empresas apresentem essas informações no e-Social termina no 15º dia do mês subsequente à decisão ou ao acordo homologado.

A obrigatoriedade abrange ainda o lançamento de dados de processos nos quais a empresa foi condenada de forma solidária ou subsidiária, sendo que o sistema e-Social exige que sejam lançadas informações sobre o período em que o funcionário trabalhou na empresa, remuneração mensal, pedidos do processo e o que diz a condenação, além da base de cálculo do FGTS e da contribuição previdenciária.

Se na decisão não houver definição do valor da condenação, o que é muito comum na Justiça do Trabalho, a empresa poderá esperar pelos cálculos na fase de execução para incluir essas informações.

Por dentro do e-Social

O e-Social impôs às empresas o dever de prestar informações quase em tempo real, sobre obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Com tais mudanças, a União passará a ter um mapeamento completo dos pagamentos de FGTS e contribuições previdenciárias decorrentes de acordos e condenações na Justiça do Trabalho e abrirão à Receita Federal a possibilidade de questionar valores e, eventualmente, autuar empresas.

Apesar de o prazo estar próximo, muitas empresas ainda não estão atentas às alterações. Porém, aquelas que não cumprirem as determinações, estarão sujeitas a multa.

 

Dúvidas sobre esse assunto?

Consulte o Sindilojas-SP, que possui ampla equipe de apoio que presta orientação às empresas filiadas e associadas, sem limite de consultas.

 

Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

 

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?