Endomarketing x Comunicação Interna: qual a diferença?
Modalidades tradicionais e indispensáveis dentro dos conceitos mais modernos de Recursos Humanos e gestão de pessoas, as ações de Endomarketing e Comunicação Interna ainda geram dúvidas em termos conceituais e também quanto à real e efetiva aplicação no ambiente corporativo.
Um critério importante para estabelecer a distinção entre Endomarketing e Comunicação Interna é tomar como ponto de partida, propondo um exercício de reflexão, a origem de cada um desses dois conceitos.
Considerando as próprias partes integrantes dos termos em questão acima, a primeira vertente refere-se ao marketing e a segunda à comunicação propriamente dita, o que reforça o conceito de que as duas expressões não são sinônimos. Isso significa dizer que Endomarketing e Comunicação Interna representam áreas diferentes nas corporações.
Conceitos
Marketing, de modo geral, está relacionado a uma série de estratégias que visam atender às demandas do mercado e estabelecer uma relação benéfica entre empresa e cliente. Ou seja, está relacionado a uma visão e à um modus operandi mais abrangente na promoção dos negócios da organização.
Já a comunicação, resumidamente, é a troca de informações entre duas ou mais partes onde, na maioria das vezes, há a tentativa de propagar uma mensagem. Ou seja, o termo advém de uma área que pode ser utilizada pelo marketing como uma ferramenta que auxilia na estratégia, mas ela é mais específica e voltada para uma relação direta com o cliente.
Endomarketing x Comunicação Interna
Dessa maneira, o endomarketing é uma estratégia que visa entender como a relação entre a empresa e os colaboradores pode ser melhorada, tanto para o funcionário se beneficiar quanto a empresa, representando, por assim dizer, um conjunto de ações regulares que objetivam caminhar nessa direção.
Já a Comunicação Interna é responsável por elaborar quais são as melhores formas de apresentar para os colaboradores as iniciativas advindas do endomarketing, podendo se estender também para reportar realizações da empresa, fortalecendo o senso de unidade e coesão entre os membros de determinada equipe.
PROGERH
Com base nesse contexto e levando em consideração o fato de que os cenários de RH estão em constante transformação e atualização, o Sindilojas-SP idealizou e concebeu o PROGERH – Programa de Gestão de RH no Varejo
O aprendizado obtido nas interações com os profissionais do setor moldarão as ações futuras. Por isso, o contato e compartilhamento do conhecimento é algo valorizado e resultará numa experiência cada vez mais rica e proveitosa para todos.
Ou, ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402