Sem categoria

Ergonomia no trabalho em home-office

17 de setembro de 2020

Com o estabelecimento da quarentena por parte dos governantes devido a pandemia do COVID-19, doença que assustou o mundo e que ainda faz muitas vítimas diariamente. As empresas encontraram como solução para manter suas atividades, a adoção do trabalho em home office.

Para que o trabalho em home office – ou teletrabalho – seja produtivo, alguns pontos devem ser levados em consideração como: local onde será montada a estação de trabalho, internet, segurança de dados, formas de monitoramento do trabalho, equipamentos necessários, ergonomia, iluminação, ruído, higiene e organização do ambiente, etc.

Um tema muito comentado atualmente no ambiente corporativo, é sobre a ergonomia no trabalho em home office. O Sindilojas-SP e a ISO Saúde Ocupacional criaram este artigo com o intuito de auxiliar e orientar nossos representados.

Conceito sobre ergonomia

A ergonomia é o estudo da relação entre o colaborador e o seu ambiente de trabalho.


Objetivo da Ergonomia

O objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar as adaptações nos elementos de trabalho para que o ambiente fique ajustado ao colaborador, diminuindo os riscos à saúde do mesmo.

Benefícios da Ergonomia

♦ Melhoria na postura;

♦ Maior conforto para desempenhar as tarefas;

♦ Diminui a fadiga e evita lesões;

♦ Previne de doenças ocupacionais;

♦ Maior produtividade.

Dicas para o colaborador que vai trabalhar em Home Office

♦ Estabelecer local seguro, longe de distrações, bem iluminado e com pouco ruído para montar a estação de trabalho;

♦ O local de trabalho deve ser limpo e organizado;

♦ Criar uma rotina de trabalho e evitar distrações com televisão, celular e família;

♦ Ter cadeira para sentar-se com os braços apoiados, coluna reta e altura correta;

♦ Ajustar a altura do monitor/notebook para que fique na altura dos olhos, isso pode ser feito com adaptadores ou apenas colocando livros embaixo da base.

♦ Ter apoio para os pés;

♦ Fazer intervalos para praticar exercícios laborais.

 

Ficou interessado em investir na saúde ocupacional do quadro de efetivos de sua empresa? Entre em contato com nosso setor de relacionamento pelo telefone 11. 2858-8400 e saiba mais.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?