Gestão

Espaços gastronômicos são tendência no comércio do futuro

22 de fevereiro de 2023

Puxada pelas características particulares dos Shoppings Centers, os espaços gastronômicos mostram-se como tendência no comércio do futuro, disseminando o conceito da construção de identidade, definição de propósitos e da conexão com as necessidades dos clientes por parte dos empreendimentos comerciais.

Recentes inaugurações de espaços dessa natureza, em âmbito global, reforçam os indicativos do que deve marcar os ambientes do comércio representados pelos shoppings, em que também é possível inferir que grandes redes e empresas de maior porte possam incorporar essa temática dos espaços gastronômicos, na estrutura física que possuem.

Tais ações demonstram a adesão dos espaços comerciais à questão da necessidade de se integrar aos diferentes perfis e necessidades dos clientes, fomentando a livre convivência e a conexão entre estes e as diversas marcas, além de  atrair e estimular a permanência nos ambientes comerciais.

Junto a isso, há também a possibilidade de incorporar à esses espaços gastronômicos, opções de lazer e entretenimento, o que inclui cenários para fotos e áreas para pets e crianças.

Com esse desafio, os grandes espaços comerciais tendem a procurar criar ambientes cada vez mais agradáveis, para que as pessoas possam relaxar, se divertir, e, por consequência, fazer compras.

Segundo especialistas, os shoppings, bem como redes de comércio, em geral, devem ter um propósito definido nesse sentido, proporcionando o envolvimento com a comunidade, sob pena de perderem relevância e, por consequência, pararem de prosperar.

Conexão com o cliente

Um outro grande desafio de grandes estabelecimentos comerciais dessa natureza é promover a conexão entre o comércio online com o comércio físico. Com jornadas diferentes, há uma tendência de shoppings utilizarem a tecnologia para unir os processos de compra  0n-line e off-line, tornando uma coisa só.

Em alguns deles, já há experiências  com a utilização de ferramentas, como aplicativos  e assistentes virtuais, com o objetivo de facilitar o relacionamento com o consumidor no momento da compra, possibilitando ao cliente, por exemplo, ficar por dentro de promoções, ter acesso a cupons de descontos em lojas e poder utilizar guias de geolocalização. Conforme alguns entusiastas da ideia, esse processo é o modus operandi para os consumidores virtuais se locomoverem pelo “mundo físico”.

 Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

Debates sobre a tecnologia

Existe uma discussão entre especialistas do mundo do varejo, se os aplicativos de shoppings podem, de fato, dar algum resultado financeiro para os empreendimentos, pois os apps funcionam como um intermediário entre os clientes e as lojas. E a dúvida paira no questionamento se não seria mais simples, para o consumidor, entrar em contato direto com o aplicativo da própria loja.

Uma outra questão que se mostra como desafio no setor de shoppings é como capitalizar a presença física nos empreendimentos com resultado comercial, propriamente dito.

Nesse sentido, a defesa da utilização dessa intermediação proporcionada pelas tecnologias se fundamenta na tese de que a prioridade não é ganhar com vendas, já que não funcionam como marketplaces, mas sim facilitar a vida do cliente, aumentando o fluxo do shopping, o que, por consequência, tende a aumentar o faturamento dos lojistas e, naturalmente, do próprio shopping.

Ainda sobre isso, a utilização massiva desses aplicativos tende a trazer, aos shoppings, mais informações sobre as pessoas que frequentam o empreendimento, a ponto de personalizar ofertas e indicar itens, sendo um passo importante no caminho da fidelização.

Programa de Orientação Gerencial para MPEs

Associe o seu empreendimento ao Sindilojas-SP e conte com os serviços do Programa De Orientação Gerencial para Micro e Pequenas Empresas, que conta com diversos módulos, como formação do preço de vendas, fluxo de caixa e técnicas de atendimento, que objetivam uma condução segura e mais assertiva do seu negócio. Clique aqui e saiba mais!

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?