PROGERH

Como gerir pessoas em tempos de crise?

26 de fevereiro de 2024

*Portal Interage RH

A gestão de pessoas em tempos de crise deve ser reforçado porque muitos colaboradores ficam ansiosos e desmotivados com as incertezas. Medo de demissões e reduções de salários são comuns e podem minar a confiança do profissional, o que evidencia a importância da comunicação do RH na condução e na mediação em momentos de turbulência.

A reinvenção é a melhor forma do seu negócio continuar funcionando e a área de recursos humanos é fundamental nesse processo. É essencial trabalhar o aumento da produtividade, engajamento das pessoas, competências e habilidades desejadas na organização, entre outras atividades.

Diagnóstico

O primeiro passo é identificar a dimensão da crise existente dentro da organização. Isso inclui realizar uma avaliação de desempenho para identificar as pessoas importantes que vão ajudar a reerguer o negócio. Em seguida, é necessário entender se há alternativas em relação ao corte de pessoas. Se não há, estabelecer de uma maneira bem criteriosa quais os profissionais serão demitidos. Essa é uma escolha difícil para qualquer negócio. É necessário manter o clima estável, evitando qualquer falha na comunicação.

Estratégias

  • Realização de mudanças – é importante a criação de atividades que estimulem os colaboradores a saírem da sua zona de conforto, com o objetivo de evidenciar a importância de cada um deles na organização. Isso inclui a necessidade de transformar procedimentos, com a otimização de processos, em que se caracteriza uma ação concreta e patente de reinvenção do negócio
  •  Corte assertivo, sem repetições de processos dolorosos – Analise de maneira bem criteriosa o processo eventual de demissões para que ele não se repita outras vezes. Um processo como esse ocorrendo de tempos em tempos tende a desencadear um clima de perpetuação do medo e da insegurança, trazendo um cenário de caos para o ambiente organizacional. Essa etapa necessita ser bem assertiva, sendo muito importante efetuar um trabalho de comunicação, para reforçar a importância dos colaboradores que permaneceram.
  • Transparência – Em tempos de crise, é fundamental que a organização trabalhe sempre com transparência, evitando esconder problemas, pois eventuais vazamentos de informações negativas podem minar a confiança do quadro de colaboradores na organização. Nesse sentido, as áreas de RH tem um papel muito importante na clareza e na mediação da comunicação, coibindo transtornos em tempos de crise.

Com base nesse contexto e levando em consideração o fato de que os cenários de RH estão em constante transformação e atualização, o Sindilojas-SP idealizou e concebeu o PROGERH – Programa de Gestão de RH no Varejo

O aprendizado obtido nas interações com os profissionais do setor moldarão as ações futuras. Por isso, o contato e compartilhamento do conhecimento é algo valorizado e resultará numa experiência cada vez mais rica e proveitosa para todos.

Faça seu cadastro no PROGERH e participe das ações, como boletins especiais, convite para encontros, parcerias para RH com descontos exclusivos e muito mais. Clique aqui!

Ou, ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?