Medicina Ocupacional

Gestão municipal de SP efetua fiscalização de SST em estabelecimento comercial

5 de setembro de 2024

Uma empresa do varejo de joias foi notificada pela Secretaria e Coordenadoria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, em virtude de uma denúncia movida pelo sindicato dos comerciários, atestando supostas condições insatisfatórias de saúde e segurança no referido estabelecimento.

O caso reportado da suposta insalubridade chegou ao conhecimento dos órgãos de vigilância sanitária mencionados, que encaminharam a notificação, solicitando a apresentação de uma relação de documentos que visam atestar que a empresa em questão cumpre os requisitos legais em Saúde e Segurança do Trabalho, conforme demonstrativo abaixo:

  • Estatuto ou Contrato Social
  • Auto de vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB)
  • Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO)
  • Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)
  • Relação de Afastamentos por motivo de saúde dos últimos 02 anos
  • Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) dos últimos 02 anos
  • Comprovante de limpeza de caixa de água

Leia também: Programas de Medicina Ocupacional: quais são as sanções e multas aplicadas às empresas em caso de descumprimento?

Conforme o disposto na comunicação do órgão da prefeitura junto à empresa, as autoridades fiscalizadoras “tem como um dos seus objetivos a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos dos ambientes, das condições e dos processos de trabalho, da manutenção ou incorporação de tecnologias potencialmente nocivas à saúde e, ainda, das condições de produção, extração, armazenamento, transporte, distribuição e manuseio de substâncias, produtos, máquinas e equipamentos”.

O registro dessa autuação demostra a necessidade indispensável dos estabelecimentos comerciais cumprirem estritamente as normas legais preconizadas pela Medicina do Trabalho, independentemente do ramo de atuação comercial em que atuem, sob pena de sofrerem danos financeiros e reputacionais significativos, que podem, inclusive, comprometer a viabilidade do empreendimento.

Programa de Medicina Ocupacional

O Programa de Medicina Ocupacional é um conjunto de normas (NR’s) que devem ser implantadas no ambiente de trabalho como garantia de qualidade e prevenção de acidentes e doenças ao trabalhador.

Consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho. São de observância obrigatória pelas empresas que possuam 01 ou mais empregados regidos pela CLT, variando de acordo com o nível de risco da atividade exercida.

Atento às necessidades de seus associados, o Sindilojas-SP implantou o Departamento de Saúde e Medicina Ocupacional, passando a oferecer todos os programas obrigatórios a um custo totalmente diferenciado. Clique aqui, conheça melhor e surpreenda-se!

Ou, ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?