Notícias

Inadimplência empresarial pode aumentar em 5% este ano

5 de abril de 2016

Fonte: Revista Sindilojas-SP

Segundo estudo mensal da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a inadimplência há de aumentar de forma significativa até o fim deste ano, tanto para empresas como para consumidores.

De acordo com o estudo, a taxa de inadimplência empresarial pode apresentar uma elevação de 5% este ano – registrando, portanto, um resultado acima do computado em 2015: 4,5%.

Já para pessoas físicas, o ajuste estrutural do mercado de trabalho pode ter um impacto maior: a inadimplência deve se elevar aos 6,8% até dezembro deste ano. Em 2015, o mesmo tópico foi consolidado em 6,1%.

Com base nos potenciais resultados, a Boa Vista SCPC sugere que a tendência de maior seletividade dos concedentes de crédito continue, ao mesmo tempo em que a demanda dos consumidores por crédito retroceda, embora também exista a possibilidade de uma elevação de crédito por parte das empresas.

Sob tais probabilidades, o crédito pode muito vir a sofrer uma nova desaceleração, podendo crescer, no máximo, 3,5% em termos nominais. Para os recursos livres – que já vêm crescendo menos do que os recursos direcionados, o encolhimento pode partir dos 3,7% aos 1,8%. Também se espera uma forte redução para os recursos direcionados, ainda a ser calculada.

LEIA A ÍNTEGRA DESTA MATÉRIA NA EDIÇÃO 167 DA REVISTA SINDILOJAS-SP


 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?