Mercado de maquiagem infantil: nicho em crescimento no Brasil
Empresas tradicionais do segmento e marcas especializadas tem investido em produtos lúdicos e seguros para crianças se divertirem e se expressarem por meio da maquiagem.
*Fonte/Reprodução: Portal Brazil Beauty News
A dermatologista baiana Camila Meccia recebia frequentemente em seu consultório pacientes que pediam indicação de maquiagens que pudessem usar em suas filhas. Adepta do conceito da beleza limpa, ela percebeu que não havia quase nenhuma opção para crianças nesse mercado.
Assim, foi daí que surgiu a ideia de criar uma marca de maquiagens limpas infantis com um apelo específico para esse público.
Através desse ponto de partida é que marcas tradicionais do mercado de beleza no Brasil também vêm investindo nesse segmento.
Dentro dessa linha tempo, empresários do setor passaram a perceber que havia uma demanda crescente entre pais e responsáveis que buscavam produtos adequados para crianças, e o lançamento de linhas infantis foram surgindo como uma oportunidade de oferecer opções que unissem segurança, diversão e qualidade, atendendo ao desejo das crianças de se expressarem, mas de uma forma adequada à sua faixa etária.
Imitação dos rituais de beleza dos adultos
Empresários do setor que lideraram esse movimento contam que a decisão de expandir para outras categorias dentro do segmento infantil veio da observação de que as crianças buscam produtos que permitam imitar os rituais de beleza dos adultos, mas de forma de lúdica.
Nesse sentido, afirmam que desenvolver produtos para crianças envolve um cuidado redobrado, visto que, em termos de formulação, prioriza-se ingredientes hipoalergênicos, dermatologicamente e oftalmologicamente testados, com base de água e que sejam fáceis de remover. Já na apresentação, é importante que os produtos tenham uma abordagem divertida, com embalagens coloridas e temáticas que chamem a atenção das crianças, sem perder de vista a comunicação focada nos pais, que são os tomadores de decisão.
Itens disponíveis
As coleções que tem ocupado esse mercado e disponibilizadas a esse público conta com variações de tom de batons em formato de bala, gloss, paletas multifuncionais que podem ser utilizadas na região dos olhos e bochechas, além de “deo colônia”.
Empresários afirma que a maquiagem para esse público não visa correções e uniformizações e sim o estímulo à criatividade, autocuidado e autoestima, permitindo que as crianças brinquem e desenvolvam habilidades motoras, criatividade e de autoexpressão.
Falta de certificação da ANVISA
Apesar do crescimento desse mercado, existe o alerta que maquiagens muitas vezes encontradas em lojas e que se rotulam para crianças não têm certificação da ANVISA, pois são classificadas como brinquedos, chamando a atenção de lojistas que desejam investir nesse nicho.
Portanto, os cosméticos da linha Kids devem ser testados oftalmologicamente e/ou dermatologicamente, serem livres de alumínios e outros componentes que podem agredir a saúde das crianças. Seguindo esses passos, os produtos em questão podem passar por todo o processo regulatório junto à ANVISA.
Papel estratégico
Embora a linha infantil desse nicho represente uma parcela ainda em desenvolvimento dos portfólios de modo geral, ela tem um papel estratégico, afirma empresários.
Para eles, o mercado de maquiagem infantil no Brasil tem mostrado crescimento constante e seu potencial é evidente, especialmente considerando o aumento da conscientização dos pais em relação à segurança dos cosméticos para crianças e o interesse dos pequenos em produtos que os ajudem a expressar sua individualidade de forma lúdica.
Assim, o setor tem demonstrado confiança de que com a expansão de novas coleções e parcerias estratégicas, essa fatia do mercado poderá crescer ainda mais nos próximos anos.
Câmaras Setoriais
No Sindilojas-SP, as empresas representadas tem Câmaras Setoriais específicas da sua categoria.
É o seu espaço para discutir e buscar soluções para as necessidades e desafios do setor, sendo um caminho para a defesa e a segurança da sua empresa!
Desafios da gestão, problemas na sua rua ou região, situações com colaboradores, carga tributária, legislação… enfim, tudo que se relaciona com seu negócio e que possa ser um entrave para o seu desenvolvimento, são objetos de discussão e busca de soluções na sua Câmara Setorial. Clique aqui para saber mais!
Ligue 11 2858-8400, FALE CONOSCO ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402