Câmara Pet Shop

Mercado Pet: tendência de negócio em 2023

3 de março de 2023

Com o massivo número de animais de estimação ocupando um  espaço cada vez maior nas famílias brasileiras e a consequente elevação do índice de preocupação dos tutores com os cuidados que devem ser levados à efeito para prolongar a vida dos fieis companheiros, o mercado Pet segue o seu viés de alta e também se apresenta como oportunidade e tendência de negócio, para quem quer empreender em 2023.

Levantamento recente realizado pelo Sebrae aponta que o ramo de lojas de animais e Pet Shops foi um dos mais buscados como ideia de negócios em 2022. Uma das respostas para esses números de sucesso é que o Brasil é o terceiro colocado do ranking mundial na população total de animais de estimação, de acordo com a ABINPET.

Outros elementos que contribuem para explicar essa grande procura são as características particulares desse universo, que mostra-se como um segmento fácil, simplificado, já que não precisa de grandes instalações para quem trata de alimentos, acessórios, roupas e brinquedos, cujo crescimento se deu através do aumento da demanda, com a elevação dos números dos Pets nos lares. Há uma estimativa, inclusive, ainda segundo esse estudo, de que o setor possa crescer 87% até 2026.

Efeitos da pandemia

Os percentuais acentuados de crescimento do mercado Pet foram, de acordo com os registros, turbinados pela pandemia de Covid-19, em razão de a adoção de animais de estimação terem crescido cerca de 300%. A explicação para isso se deu em virtude de as famílias, naquele período, procurarem bichos para entreterem os filhos confinados, e os moradores solitários quererem bichinhos para lhes fazer companhia.

O resultado disso foi um exponencial aquecimento desse mercado, em que se contabilizou mais de 18 mil empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de animais vivos e artigos, alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento, embelezamento e varejo de medicamentos veterinários. Além disso, diversos itens tecnológicos surgiram, contribuindo com a expansão da oferta de produtos para os cuidados com os Pets, bem como na gestão dos empreendimentos.

      Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

Dicas para investir

  • Fique de olho nos custos – É importante elaborar um cronograma de custos com as despesas variáveis, fixas e comerciais, o que inclui valor do aluguel, salário de funcionários, despesas de material de escritório, produtos para revenda, impostos e taxas cobradas pelos meios de pagamento.
  • Tenha um diferencial – para se destacar, a recomendação é ofertar produtos e serviços variados, além de opções que ofereçam comodidade aos clientes, como o e-commerce.
  • Invista em qualidade – Além de oferecer produtos diferentes, é importante prezar pela qualidade, oferecendo produtos que proporcionem o bem-estar dos animais.
  • Fidelização de clientes – Para garantir que seu público retorne sempre ao seu Pet Shop, ofereça descontos, planos mensais e de fidelidade.
  • Divulgação do negócio – Para atrair clientes, é preciso investir em formatos de divulgação na redes sociais e realizar parcerias com clínicas veterinárias e empresas do segmento.
  • Estar atento às exigências legais, normas e decretos – No caso dos pet shops, é necessário seguir algumas normas obrigatórias, como obter um alvará de licença da Vigilância Sanitária.

Câmara Setorial de Pet Shops

Uma câmara que está à disposição de todos os empresários pets, dedicados ao crescimento organizado e eficiente desse mercado tão promissor. Clique aqui e saiba mais!

 

Central de Compras Pet Shop

Inscreva-se e venha conhecer essa super novidade para aproveitar todo o potencial da ferramenta para sua loja, adquirindo produtos da indústria Pet com descontos incríveis! Clique aqui e saiba mais! 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?