Gestão

Móveis antigos no comércio: vantagens e formas de restauração

7 de junho de 2023

O uso de móveis usados na decoração é algo super comum! A opção pela comercialização por itens com essas características pode ser atrativa pelo preço mais acessível, pelo nicho do mercado de consumidores que demonstram apreço por móveis antigos ou mesmo pela marca da questão histórica de um mobiliário existente há várias gerações.

Em todas essas situações, uma coisa é certa: a decoração com móveis usados fica cheio de personalidade e estilo e há aderência para a composição de uma carteira de clientes específica para produtos com essas características, na composição, na loja, de um setor específico ou mesmo predominante de antiquário.

Assim, diante dessa conclusão nesse processo de mapeamento de mercado, é fundamental considerar também a necessidade de garantir a qualidade e a funcionalidade dos itens oferecidos nesse sentido, especialmente pela incidência natural da ação do tempo sobre a mobília nessas condições. Em outras palavras, uma das ações que integram o rol da gestão comercial desse nicho são as técnicas de restauração e conservação.

Conceito

Antes da falarmos mais detidamente sobre elas, é importante ressaltar, conceitualmente falando em termos de argumentação de vendas, que reutilizar móveis usados pode ser exatamente o necessário para sair do óbvio. Essas peças se destacam naturalmente pois são claramente diferentes de itens que estão atualmente na moda e à venda nas lojas de decoração.

Além do estilo, outro ponto muito positivo como atrativo comercial dos móveis usados é o preço. O custo de comprar móveis antigos usados e até mesmo de reformá-los costuma ser bem menor do que o de comprar um novo.

Em termos de desvalorização, tomando como base um padrão da indústria e em se tratando de móveis usados de boa qualidade, há redução em torno de 20% do preço do produto com base no preço original.

Formas de restauração

A restauração de móveis antigos pode ser feita, basicamente, de duas formas: mantendo o aspecto original da peça ou transformando-a. Na primeira, os móveis usados passam por processos que servem para valorizar seu visual natural e características comuns no mobiliário da época na qual foram fabricados.

Já na segunda forma de restauração de móveis antigos, o objetivo é mudar a aparência deles. Por isso, as técnicas serão diferentes e muitas vezes serão usadas para dar um ar de “modernidade” da mobília usada.

Assim, todo esse processo de revitalização envolve algumas etapas, sinteticamente elencadas abaixo:

Pintura

A pintura é uma das maneiras mais simples e comuns para reformar móveis.

Para pintar móveis rústicos usados, a dica é limpá-los e lixá-los antes. Quanto à escolha da tinta, é recomendada a tinta esmalte, a spray ou alguma específica para madeira.

Estêncil

Outra forma de como reformar móveis que também envolve tinta é o estêncil. Essa é uma forma interessante de estampar o móvel e, para fazê-lo, é necessário apenas de um molde e de tinta.

O próprio empresário pode fazer seu molde de estêncil usando um papel ou adesivo e uma tesoura ou estilete. Basta ter em mente o desenho que quer e colocar a “mão na massa” para personalizar seu criado mudo, cômoda ou até mesmo uma sapateira.

Pátina

A pátina é outra alternativa para fazer a restauração de móveis antigos também usando tinta. Nesse caso, o visual “shabby chic” (que traduzido para o português seria algo como “chique gasto”) é o objetivo final.

A pátina é uma técnica que dá um acabamento com aspecto envelhecido, desgastado aos móveis usados. E, se há a predileção por móveis rústicos usados, essa pode ser a opção ideal de como reformar móveis.

Decoupage

Uma maneira simples de fazer a restauração de móveis antigos é a decoupage. Essa técnica consiste basicamente em recortar papéis, tecidos ou adesivos e colá-los nos móveis antigos usados.

É possível usar uma mesma estampa para cobrir todo o móvel, utilizar mais de uma formando uma espécie de patchwork ou mesmo fazer a decoupage em apenas uma parte do móvel.

Mudanças em detalhes

Promover pequenas mudanças nos móveis antigos usados já pode ter um grande impacto. Trocar os puxadores ou o estofamento, por exemplo, já pode transformar a peça e deixá-la ainda mais bonita.

O Sindilojas-SP está preparado para representar sua empresa. Suas opiniões são importantes para defesa e solução dos problemas do Comércio Varejista. Seja um associado do Sindilojas-SP.

Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?