Comitê de Assuntos Metropolitanos

Novos calçadões no Centro serão entregues até o fim de 2024

19 de janeiro de 2024

Iniciativa, que conta com a fiscalização e o monitoramento do Sindilojas-SP, já começa a ganhar forma, e as remodelações das calçadas já são visíveis nas ruas da Quitanda e do Tesouro. Projeto contempla a revitalização de 25 vias e vem sendo detalhado pela secretaria municipal de Infraestrutura da capital paulista

A substituição do calçamento e demais melhorias programadas pela Prefeitura para o chamado Triângulo Histórico de São Paulo, serão entregues até o fim de 2024.

As intervenções tiveram início em novembro do ano passado, e no programa de obras estão incluídas, além da troca do piso, ações de instalação de valas e drenagem, aprimoramento da iluminação e sinalização, instalação de câmeras e a colocação estratégica de 14 totens com informações turísticas.

A secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) da cidade de São Paulo, afirmou que o cronograma será cumprido após modificações, como a redução dos volumes de escavação, garantindo menores inclinações nas novas calçadas.

O projeto dos novos calçadões, que abrange 25 vias, é dividido em quatro etapas, sendo que duas ruas estão prontas – a da Quitanda e a do Tesouro. As bordas do Triângulo Histórico, formadas pelas ruas Boa Vista, Líbero Badaró e Benjamin Constant, serão as últimas a passar pela requalificação para que, caso haja necessidade, a Companhia de Engenharia do Tráfego (CET) consiga criar desvios pelo calçadão.

Critérios e pacote de intervenções

A decisão de começar por ruas internas do Triângulo, sem comércio e com menor movimento, foi estratégica, segundo o secretário, para entender quais dificuldades seriam encontradas. “A ideia é gerar o menor impacto possível para o comerciante, por isso queremos antecipar tudo o que ele sofrerá e entender como podemos minimizar isso.

Embora as obras tenham começado pelos novos calçadões, o pacote de revitalização do Triângulo Histórico contempla também a instalação de valas técnicas e drenagem, nova iluminação funcional e cênica de edifícios históricos, reformulação da sinalização turística com informações em português e inglês, troca de mobiliário urbano e melhorias na acessibilidade das ruas da região. Espera-se, como consequência dessas obras, o reforço da identidade da região como polo turístico, buscando, igualmente, aumentar de maneira significativa o fluxo de pedestres na região, e, consequentemente, promover o renascimento do comércio na região.

Juntos, podemos melhorar o ambiente de negócios das nossas empresas!

O Sindilojas-SP  convida o empresário do comércio varejista, a quem representa na capital de São Paulo, a encaminhar sugestões através dos canais de comunicação.

Conheça essa e outras ações de representatividade encampadas pelo Sindilojas-SP!

Incentive esse trabalho sendo uma empresa associada!

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

*Imagem meramente ilustrativa – Secretaria de Urbanismo e Licenciamento e SP Urbanismo

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?