Gestão

Novos contratos de locação favorecem comércio de lojas de rua

13 de fevereiro de 2023

Novas modalidades de contrato de locação trazem, inclusive, a possibilidade de negociar o valor do aluguel como um percentual sobre o faturamento, renovando oportunidades para o comércio de lojas de rua.

Segundo a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), a procura por lojas de rua foi engrossada pelo movimento de migração dos pontos de venda dos shoppings para os corredores comerciais. A entidade ainda explica que o custo de lojas dessa natureza é menor, pois nos shoppings há muitas obrigações a cumprir, como a obrigatoriedade da abertura aos domingos, o que acaba encarecendo a operação.

E apesar do aumento na procura por lojas de rua, os aluguéis não estão supervalorizados. A razão para isso, conforme a Associação, é a quantidade elevada de ofertas e bons imóveis vagos nas ruas da capital paulista.

Um dos elementos mais emblemáticos disso é a ausência do que se convencionou chamar de “luvas em lojas de rua”, expressão utilizada para definir o valor pago adiantado pelo locatário ao locador, geralmente na assinatura do contrato de locação, além do aluguel e demais despesas. Há registros, nesse particular, de que os donos de imóveis estão mais flexíveis nas negociações para aberturas de lojas de rua de determinadas franquias.

       Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

Novas brechas

Nos novos contratos de locação, por exemplo, já existem, inclusive, brechas que permitem negociar o valor do aluguel como um percentual sobre o faturamento, algo até pouco tempo atrás impensável.

Segundo a AABIC, esse cenário se caracteriza em função de um “rescaldo da pandemia”, sendo, na prática, uma maneira de dividir o risco, caso o negócio não ande bem.

Conforme apurações, algumas redes de franquia mais consolidadas, como, por exemplo, a Sodiê Doces, devem abrir cerca de 30 novas franquias, sendo 90% delas de lojas de rua. Segundo registros, há bem mais facilidade, no momento atual, para locação de um ponto comercial, com os donos de imóveis oferecendo, inclusive, uma carência maior para reformar a loja.

Programa de Orientação Gerencial para MPEs

Associe o seu empreendimento ao Sindilojas-SP e conte com os serviços do Programa De Orientação Gerencial para Micro e Pequenas Empresas, que conta com diversos módulos, como formação do preço de vendas, fluxo de caixa e técnicas de atendimento, que objetivam uma condução segura e mais assertiva do seu negócio. Clique aqui e saiba mais!

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?