COVID-19

O IGP-M disparou! Como ficam os alugueis?

31 de março de 2021

O aumento desproporcional do Índice Geral dos Preços – Mercado (IGP-M) está produzindo graves tensões nas renovatórias de contratos de alugueis comerciais, cujos reajustes estão atrelados a esse indexador.

Nos últimos 12 meses atingiu o índice de 31,10%, tornando praticamente impossível os acertos e manutenção dos contratos, principalmente nesta época de pandemia do coronavírus, onde a grande maioria das empresas consideradas não essenciais estão proibidas de trabalhar, sem ou com pequeno faturamento, mas com as contas, impostos e encargos vencendo.

As pequenas empresas estabelecidas em shopping centers na capital estão em permanente queda de braço com os empreendedores, pela troca do indexador (IGP-M) por um índice menor, mais realista, e de forma definitiva, evitando cobrança posteriores e a inadimplência ou até fechamento do estabelecimento.

O Sindilojas-SP já manifestou sua preocupação sobre o assunto para a Abrasce -Associação Brasileira de Shopping Centers, bem como, individualmente, para dezenas de empreendedores de shoppings. (Confira a matéria AQUI).

É preciso mais sensibilidade por parte dos empreendedores, pois o comércio amarga perdas históricas, estão impedidos de trabalhar no atendimento ao público e não tem condições de aplicar reajustes com índices fora da realidade econômica de suas empresas e que certamente pode terminar em demandas judiciais .

O Sindilojas- SP coloca seu departamento jurídico  à disposição da suas empresas associadas ou filiadas pelo faleconosco@sindilojas-sp.org.br


APROVEITE E OUÇA NOSSO PODCAST SOBRE O ASSUNTO

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?