Gestão

Os efeitos positivos da adequação salarial

15 de agosto de 2023

Para atrair e reter talentos nas empresas já sabemos que é necessário ter um ambiente de trabalho com compartilhamento de conhecimento e desafios que desenvolvam cada vez mais seus colaboradores. Porém, outro fator crucial é o salário estar adequado e equivalente ao oferecido no mercado.

Uma pesquisa salarial eficiente é realizada com empresas do mesmo segmento e porte. O departamento de RH é o responsável por desempenhar esta pesquisa, entrando em contato com organizações que queiram participar e compartilhar essas informações ou fazendo parcerias com sindicatos no qual oferece de forma gratuita estes dados. Com isso é possível traçar um comparativo do salário que a empresa oferece.

Para que a pesquisa salarial seja feita de forma completa o departamento de RH deve analisar todos os cargos da empresa, desde os cargos operacionais aos gerenciais. Visto que esta adequação deve ser executada de forma generalizada.

Quantas vezes já nos deparamos com ótimos colaboradores que acabam pedindo o desligando por busca de uma melhor oportunidade salarial em outra empresa? Com essa estratégia podemos fazer a retenção dos colaboradores, diminuição da taxa de turnover e ainda motivar a equipe em seu desempenho, tornando mais produtivos, eficientes e motivados.

Quando falamos em adequação salarial também podemos ressaltar os benefícios que as empresas agregam aos seus funcionários. Hoje a grande maioria dos candidatos quando recebem uma oportunidade de trabalho não só avaliam o salário e sim os benefícios oferecidos. Hoje por lei é obrigatório o pagamento do vale transporte, mas com um plano de benefícios pode ser incorporar o vale refeição, convênio médicos, bolsa de estudos e entre outros, no qual estes benefícios agem de forma adicional ao salário.

Com salários e benefícios adequados as empresas tendem a captar os melhores candidatos, reter seus talentos internos, motivar as equipes e se destacar no mercado de trabalho como uma potencial organização.

Faça a sua inscrição no PROGERH e marque presença nos próximos encontros, que possibilitam discutir soluções e encontrar caminhos para melhorar nosso ambiente e, assim, assumir cada vez mais o papel estratégico dentro de nossas companhias para atingir resultados. Clique aqui para saber mais!  …

Ou, ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

 

*Por Nathasha Conte, da Conte RH, parceira do Sindilojas-SP. Conheça mais AQUI.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?