eSocial

Simplificação do eSocial é positiva

24 de julho de 2019

O anúncio do secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, na terça-feira (9), de que o eSocial será substituído por outros dois sistemas: um da Receita Federal e outro de Trabalho e Previdência, foi bem recebido no Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP). “Desde o anúncio da criação do eSocial, nosso sindicato se preparou para qualificar os lojistas e os respectivos funcionários do comércio da capital. Nossa sede tem sido palco de muitos cursos e treinamentos para centenas de profissionais que nos apontam o quanto o sistema necessita ser simplificado” explica Ruy Pedro de Moraes Nazarian, presidente do Sindilojas-SP.

Diante da nova realidade, o Sindilojas-SP também capacitou seus colaboradores e criou um departamento focado na implantação do eSocial, atendendo assim a demanda de seus associados perante as dificuldades que os mesmos apresentavam em se adequar ao sistema. “Desburocratização e tratamento diferenciado para os distintos portes de empresas são necessários para simplificar a vida do empresário”, defende Nazarian.

 

O que muda

De acordo com o secretário, no novo sistema haverá diferença entre o programa usado por médias e grandes empresas e o usado por micro e pequenas empresas.  Além disso, Marinho anunciou que, até ser extinto, em janeiro de 2020, o eSocial será simplificado. Ao longo dos próximos meses as informações exigidas no sistema serão reduzidas em 40% a 50%.

 

Orientação para as empresas

O Sindilojas-SP orienta os empresários que continuem preenchendo todas as informações dentro do calendário oficial até que mais detalhes sejam divulgados.

Também coloca sua Consultoria para implantação do eSocial à disposição dos associados que tiverem dúvidas. Contato pelo e-mail faleconosco@sindilojas-sp.org.br ou pelo 11. 2858-8400.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?