Notícias

Paulistanos acreditam em melhora do emprego e intenção de consumo das famílias cresce em agosto

30 de agosto de 2017

 

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registra alta de 0,9% em agosto e atingiu 78,9 pontos, ante 78,2 pontos vistos em julho. Se comparado com o mesmo mês de 2016, quando o indicador estava em 66,3 pontos, a alta foi de 19%. O ICF é apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação e acima de 100, satisfação, em relação às condições de consumo.

Para 49% dos paulistanos haverá alguma melhora profissional nos próximos seis meses. Após quatro quedas consecutivas, o item Perspectiva profissional subiu 3,1%, passando de 100,7 para 103,8 pontos. Essa foi a maior variação em termos de pontuação entre os sete itens que compõem o ICF.

Outro destaque positivo foi o item Renda atual, que atingiu 91,2 pontos, alta de 3,5%. Com inflação abaixo dos 3%, deflação dos alimentos e injeção dos recursos do FGTS das contas inativas, 28% dos paulistanos consideram que hoje a renda familiar está melhor do que há um ano. Esse é o maior porcentual desde junho de 2015.

Já o item Emprego atual obteve ligeira queda em relação ao mês anterior (-0,9%), ficando em exatos 100 pontos. Isso significa que o porcentual de respostas positivas se igualou ao de negativas. O item, porém, está 7,7% acima do patamar do ano passado, quando atingiu 92,8 pontos.

A matéria na íntegra pode ser conferida AQUI.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?