Representatividade

Pesquisa de Natal do Sindilojas-SP revela otimismo

3 de dezembro de 2019

Pesquisa revela que 77% dos lojistas da capital estão otimistas com as vendas de Natal e 36% pretendem contratar até dez temporários

O Natal ainda é a principal data do comércio brasileiro, tanto para os empresários do setor quanto para os consumidores, tanto que 77% dos lojistas da capital estão otimistas com as vendas em 2019, que devem ser as melhores nesse período nos últimos cinco anos, segundo mostrou sondagem recente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP), entidade que hoje representa mais de 30 mil empresas do comércio na cidade.

Foram entrevistados 121 empresários entre os dias 18 e 22 de novembro, dos quais 33% têm de 1 a 5 empregados; 16% têm de 6 a 10; 17% de 11 a 20; 30% mais de 20 colaboradores e apenas 1% não têm funcionários.

Do total de respondentes à pesquisa, 30% afirmaram que pretendem contratar de 1 a 10 funcionários temporários para as vendas de Natal; 5% vão contratar mais de 20 colaboradores. Outros 62% afirmaram que não vão ampliar suas equipes no período.

O otimismo reflete também nas ações preferidas pelos lojistas para estimular as vendas. Em questão de múltipla escolha, os empresários informaram que irão investir em atendimento diferenciado (56%), divulgação (45%), promoções/liquidações (44%), diversificação no mix de produtos (40%), ampliação do estoque (29%) e em mais opções de pagamento (17%). Apenas 1% dos empresários consultados afirmou que não irá realizar nenhuma ação específica para o Natal.

VEJA O QUE A IMPRENSA PUBLICOU SOBRE NOSSA PESQUISA

Segundo a FecomercioSP, a expectativa é que o Natal e a Black Friday ajudem a gerar mais de 33 mil empregos temporários no estado de São Paulo, dos quais cerca de 12 mil só no comércio da capital.

“Ainda que a melhora no desempenho econômico não esteja como todos gostariam, os resultados da sondagem já mostram uma leve recuperação na confiança do empresário. O Natal é um momento especial para o lojista, é a chance de oferecer ao cliente uma excelente experiência de compra e para isso o empresário deve se planejar, capacitar sua equipe, investir na divulgação e ampliar os estoques”, afirma Ruy Pedro de Moraes Nazarian, presidente do Sindilojas-SP.

O Sindilojas-SP orienta os lojistas associados com dúvidas sobre assuntos ligados ao varejo
pelo telefone (11) 2858 8400.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?