PROGERH

Pesquisa salarial: a importância nas áreas de RH

16 de maio de 2023

Ferramenta que permite analisar o cenário da remuneração dos profissionais no mercado e manter o equilíbrio interno e externo, a pesquisa salarial também contribui para que a empresa se posicione de forma estratégica em relação aos cargos mais relevantes, oferecendo recompensas organizacionais mais atrativas que os principais concorrentes.

É importante que a pesquisa salarial seja elaborada de maneira muito criteriosa, considerando o cenário atual da empresa e seus principais objetivos. É preciso, igualmente, pensar sobre os cargos praticados internamente e como eles tem sido valorizados no mercado.

Nisso, como ponto de partida, é necessário listar os cargos, determinando quais deles são os mais relevantes para o negócio, considerando que cada segmento conta com tipos de cargos que mais se destacam. Assim, o critério mais seguro para essa definição, que pode ser considerado crucial para a determinação dos cargos-chave, será a percepção de quais deles ajudam diretamente na entrega dos produtos ou serviços ao cliente, o que pode ajudar a filtrar as empresas a serem analisadas para que o resultado da empresa seja mais amplo e proveitoso.

Um outro fator importante é considerar os objetivos da empresa definidos no planejamento estratégico, que definem a direção das tomadas de decisão e a consequente composição dos times.

Avaliação das questões internas e externas

Avaliar os fatores internos e externos também é parte integrante desse processo de pesquisa salarial. Internamente, a avaliação deve levar em consideração a hierarquia de cargos e a equiparação das remunerações, o que ajuda a compreender a real situação da empresa e os principais pontos a serem corrigidos.

Já externamente, o que deve ser avaliado essencialmente é a participação de mercado da empresa, seu tamanho em quantidade de colaboradores e em volume de produção e faturamento.

Esses fatores ajudam a ter uma percepção maior de proporcionalidade e permitem uma análise mais eficiente dos resultados da pesquisa e a aplicação deles no modelo e cenário específico de negócio.

Critérios para as empresas participantes

A pesquisa salarial deve contar com um grupo de empresas participantes que, cuja quantidade, preferencialmente, não pode ser inferior a 7, para que o levantamento seja mais consistente e menos enviesado. Entretanto, o mais importante, aqui, e que realmente faz toda a diferença, é a qualidade das corporações avaliadas, seguindo alguns critérios fundamentais, conforme demonstrativo abaixo:

  • Área de atuação – é muito importante que as empresas selecionadas pertençam ao mesmo ramo de atuação, para que a análise das atribuições e remunerações dos cargos seja mais efetiva.
  • Região geográfica – em um país com dimensões continentais como o Brasil, a regionalidade interfere bastante no custo de vida das cidades e a remuneração aplicada à elas, por isso, é preciso priorizar empresas atuantes nas mesmas regiões geográficas, o que favorece as decisões mais estratégicas para a captação e retenção de talentos.
  • Tamanho e participação no mercado – as devidas proporcionalidades devem ser consideradas nessa análise de mercado, e, em função disso, empresas maiores e mais fortes no mercado ajudam a traçar um cenário de expansão do negócio, e as empresas inferiores, nesse sentido, ajudam a compreender os limites mínimos a serem respeitados na construção do plano de cargos e salários.

Analisando os dados coletados

Começar coletando os dados apurados com a realidade da empresa no que diz respeito à nomenclatura, atribuições, remunerações e benefícios oferecidos, buscando entender a posição da empresa em relação às demais, que foram objeto do trabalho de pesquisa salarial.

Em seguida, trace os objetivos da empresa e veja se a política adotada está alinhada com o que se pretende alcançar nos próximos, oportunidade na qual deve-se revisar a tabela salarial e o plano da cargos e salários, procurando implementar os pontos passíveis de melhorias, definindo, por fim, o posicionamento da organização em relação aos cargos-chave, com todas as eventuais mudanças que se fizerem necessárias.

  Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?