Pet Shop: Cuidados nos procedimentos em animais
Como é de praxe nas consultorias jurídicas do Sindilojas-SP, a orientação acerca de procedimentos com os colaboradores é de que todo ato praticado com ele seja formalizado, documentado. Esse procedimento não pode ser diferente quando se lida com clientes em pet shops. Isso resguarda a empresa de reclamações futuras.
Quando uma pessoa procura um pet shop para vacinar, castrar, ou apenas dar um banho em seu animal, demonstra o carinho e cuidado que tem com ele. Muitos, inclusive, o tratam como integrante da família.
Por lidar com algo tão precioso do cliente é imprescindível que todo procedimento com esse animal seja documentado, desde sua entrada no estabelecimento até sua entrega ao dono.
É muito importante que o estabelecimento exija do dono do pet o preenchimento de formulários descrevendo o histórico de saúde do animal (se já passou por cirurgia, se tem problema de saúde, alguma alergia, etc.).
O cliente deve ainda ter conhecimento dos riscos de qualquer procedimento, inclusive anestesia. Alguns exemplos do que deve conter nos formulários são:
– riscos de procedimentos cirúrgicos (inclusive óbito);
– cuidados pré e pós operatório;
– reações a medicamentos, vacinas ou anestesia;
– eventual sangramento em procedimento de tosa por algum machucado oculto sob o pelo do animal; entre outros.
Esses são apenas exemplos de situações que devem ser demonstradas aos clientes, mas fica a cargo de cada estabelecimento documentar os riscos/consequências decorrentes de qualquer procedimento.
Todo esse cuidado evitará que o estabelecimento ou profissional seja responsabilizado por algo que venha acontecer com o animal, por omissão de informações ou até pelo desconhecimento de algum problema de saúde pelo próprio dono do pet.
Sindilojas-SP representa os lojistas de pet shop
Como representante da categoria de pet shop na capital, o Sindilojas-SP recebe inúmeras consultas desse segmento. Muitos pet shops contam, além do comércio, com a prestação de serviços, inclusive veterinários.
Nosso objetivo é orientar e alertar essas empresas acerca de cuidados que devem ter ao executar procedimentos em animais, afim de evitar problemas futuros, inclusive na esfera judicial.
Tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com nosso departamento jurídico pelo 11.2858-8400 ou faleconosco@sindilojas-sp.org.br
Conheça a Câmara Setorial de Lojistas de Pet Shop do Sindilojas-SP
Por meio de uma coordenadoria atuante, um conselho consultivo formado por profissionais do ramo, e uma estrutura adequada para atender toda a demanda desse segmento na capital, a Câmara de Pet Shop do Sindilojas-SP está à disposição de todos os empresários pets, dedicados ao crescimento organizado e eficiente desse mercado tão promissor. Participe!