Legislação & Tributação

PIX em funcionamento na Black Friday deve facilitar vendas

24 de novembro de 2020

O novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central deve dar novo fôlego ao comércio varejista para a Black Friday desse ano, uma vez que promete facilitar as compras dos consumidores. O cadastro para essa nova modalidade se iniciou no dia 5 de outubro passado.

Leia abaixo algumas dicas

1) Os pagamentos por essa nova modalidade já estão em vigência desde o dia 16/11. 

A nova modalidade permite que os consumidores façam compras tanto virtuais quanto presenciais sem a necessidade de cartão de crédito, boleto bancário ou portar dinheiro. Assim como vem ocorrendo nos últimos anos, o comércio eletrônico deve ganhar destaque também nesta Black Friday, especialmente por conta da orientação de evitar aglomerações devido à pandemia da covid-19.

Compras virtuais

2) Entre as vantagens, analistas consideram que o Pix deve agilizar as entregas dos produtos, uma vez que o pagamento é em tempo real e o produto pode ser liberado instantaneamente para a transportadora. 

3) Para os comerciantes, a vantagem do pagamento instantâneo é que o cliente não vai desistir das compras. Acredita-se que o índice de abandono de carrinho pode ser bastante reduzido, aumentando a taxa de conversão e as vendas do setor.

Comércio no balcão

4) Outro benefício esperado é a redução nas filas, muito comuns durante datas comemorativas ou na Black Friday. Como o pagamento é automático, o processo deve ser mais rápido do que com as maquininhas de cartão e não tem necessidade de troco, como ocorre nas quitações em dinheiro.

Limites

5)  Pelas informações até o momento, não existem limites diários para serem movimentados ou transferidos com o Pix, como ocorre com o DOC, por exemplo. No entanto, participantes do Pix poderão estabelecer limites máximos de valor baseados em critérios de mitigação de riscos de fraude e de infração à regulação de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo. Esses limites, contudo, não podem ser inferiores aos limites estabelecidos para outros meios de pagamento, nem consistir em limitação de uso do Pix para as características e o perfil do usuário pagador.

Vai ser possível também fazer a transferência internacional por meio de Pix. No entanto, essa funcionalidade só estará disponível entre 2022 e 2023.

Já está utilizando o Pix? Conta pra gente aqui abaixo

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?