Gestão

Planejamento estratégico 2023: hora das metas

20 de janeiro de 2023

Por Luiz da Cunha*

Caro empresário,

Com o fim de 2022 e a chegada do ano novo, de 2023,  a palavra “novo” nos remete a renovação de muitas coisas,  a novos hábitos na nossa vida pessoal.

Trazendo para o âmbito empresarial, não podemos nos esquecer do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

Não podemos incorrer no equívoco de iniciarmos o ano de 2023 da mesma forma que começamos e terminamos o ano de 2022, pois é sabido que para termos resultados diferentes, temos que fazer coisas diferentes e de formas diferentes.

Como sentenciou o notório Albert Einstein, “insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”.

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é o conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para contextualizar e definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, objetivando a consecução do sucesso.

Estabelecimento de metas

Apenas o estabelecimento de metas claras, objetivas e ousadas é que vai possibilitar a perspectiva de crescimento,  da prosperidade e sucesso do nosso negócio. Mas, como dissemos, é uma possibilidade, pois devemos também observar as demais etapas.

Empreendimento de ações

É de suma importância identificarmos e implementarmos as ações necessárias no contexto do planejamento estratégico, pois, sem ação, não temos resultados, conforme preconiza a metáfora abaixo:

Num galho de árvore haviam três pássaros… Dois decidiram voar… Quantos ficaram no galho?…Ficaram os 3 pássaros, pois eles apenas decidiram e decisão sem ação não muda o jogo.

 

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402.

A mobilização de recursos

Em todas as ações da vida pessoal e profissional, temos de nos ater à necessidade de recursos, sejam eles financeiros, pessoais ou de equipamentos, e estes recursos não estarão obrigatoriamente disponíveis para a nossa empresa, mas sim dentro do planejamento estratégico, em que devemos ter escrito e mapeado a forma como consegui-los.

A tomada de decisões

Igualmente importante, tamanha a sua necessidade. Representa a coragem de se fazer, de partir para o terreno da prática, pois é comum haver excesso de teorias, de debates, e pouco movimento efetivo, com o compromisso para a tomada de decisões.

 

Por fim, o Planejamento Estratégico é que vai levar a nossa empresa onde desejamos que ela chegue, seja no curto, no médio ou no longo prazo. Com esse planejamento, podemos mensurar os objetivos de elevação de faturamento, de expansão da estrutura, e a relevância e posicionamento no mercado para a sociedade.

 

E você empresário, já fez o planejamento estratégico da sua empresa para 2023?

É preciso ter isso em mente, pois nenhum empreendedor ou empresa planejam fracassar. Na verdade, a razão do fracasso é não se planejar.

*Luiz da Cunha é consultor contábil do Sindilojas-SP

 

Você, empresário, de forma lícita, tem o direito de estruturar o seu negócio da melhor maneira, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos. Associe-se ao Sindilojas-SP e conte com orientações exclusivas para diminuir o impacto tributário sobre o seu comércio!

 

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?