Notícias

Portal No Varejo: “Quase 2 milhões de paulistanos estão endividados”

10 de maio de 2016

Fonte: Portal No Varejo

A proporção de famílias endividadas na cidade de São Paulo ficou em 51,1% em abril, uma queda de 2,2 pontos porcentuais em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, 1,962 milhão de paulistanos encerraram o quarto mês do ano com dívidas, segundo a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Na comparação com o mesmo mês de 2015, houve alta de 207 mil famílias com dívidas. Segundo economistas da Federação, a inflação elevada e o aumento do desemprego impedem que as famílias ajustem o orçamento.

Segundo a pesquisa, 34,9% das famílias estão com sua renda comprometida com dívidas por mais de um ano; 24,4% possuem débitos com prazos de até três meses; 19,5%, entre seis meses e um ano; e 18,6% das famílias estão com dívidas de três a seis meses.

Segundo a Federação, “há uma tendência de encurtamento do prazo das dívidas, com aumento do endividamento em prazo mais curto e queda do endividamento de prazo mais longo, associado normalmente à aquisição de bens duráveis e imóveis”.

O cartão de crédito segue como o principal vilão do endividamento: 73,6% dos devedores em abril têm débitos na moeda de plástico. O financiamento de carro (16%), carnês (14,2%), crédito pessoal (11,7%), financiamento imobiliário (12%) e cheque especial (10,2%)m vêm em seguida.

MAIS NOTÍCIAS


 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?