Notícias

Programa Vizinhança Solidária: faça parte disso, lojista.

9 de setembro de 2014

 

Concebido em 2009, o programa Vizinhança Solidária promove uma linha de ação comunitária preventiva, baseada na filosofia do policiamento não necessariamente oficial, mas social. Trata-se de um conjunto coordenado de atividades, que envolve a participação dos próprios cidadãos em prol de um nível mais elevado de segurança nas ruas de São Paulo. Acima de tudo, esse programa estimula a consciência de que a solidariedade praticada entre residentes e trabalhadores de uma determinada região seja uma ferramenta facilitadora do policiamento preventivo contra a criminalidade. Sua finalidade é a consolidação de um trabalho conjunto entre sociedade e autoridades policiais, pelo qual a prevenção a qualquer forma de criminalidade nas ruas seja possível.

 

Seja um ‘vizinho solidário’

 

Acima de tudo, é importante que o interessado tome como compromisso a sua real importância na sociedade, enquanto agente transformador para uma São Paulo cada vez mais segura. A adesão é voluntária; não há qualquer forma de obrigatoriedade nesse processo. Contudo, a participação quantitativa é fundamental para o sucesso desse programa. Ou seja: quanto mais integrantes, melhor.

 

Responsabilidade de todos

 

O atual estilo de vida nas grandes metrópoles de todo o mundo tem se caracterizado pela cada vez mais acentuada indiferença entre os cidadãos, fator que interfere de forma bastante negativa sobre qualquer tentativa de trabalho comunitário. Ao mesmo tempo, sabemos que existe uma necessidade muito grande de se investir e criar mecanismos para uma política de segurança pública. No entanto, muitos de nós nos esquecemos de que, mais do que um dever do Estado para com a sociedade (Artigo 144 da Constituição Federal), isso é uma responsabilidade geral, autoridades ou cidadãos. O conceito do Vizinhança Solidária é justamente pontuar que posturas preventivas coletivas são mais eficazes e pontuais que as individuais. Ao se tomar a colaboração espontânea como eixo condutor dessa iniciativa, o cidadão não apenas contribui para a potencialização de qualquer resultado pretendido.

 

Como e onde implantar

 

O programa Vizinhança Solidária pode ser implantado em ruas de um determinado bairro ou região ou mesmo como identificação de um estabelecimento comercial que apresente o Certificado de Análise de Risco de Vulnerabilidade – placa sem custo algum para o comerciante que atesta, dentre outros fatores, a validade do alvará de funcionamento do estabelecimento e suas condições de segurança em geral.

 

Participe. Faça sua parte.

 

A adesão ao Vizinhança Solidária é voluntária. Cabe ao interessado apenas procurar pela Companhia da Polícia Militar mais próxima, por meio do Conselho Comunitário de Segurança do bairro. No caso dos comerciantes dispostos a inserir seus estabelecimentos na iniciativa, o procedimento é o mesmo, acrescentando-se ao processo apenas o preenchimento de um requerimento de análise de risco e vulnerabilidade do local. A vistoria decorrente disso é efetuada pela própria Polícia Militar, sem qualquer custo para o proprietário.

Para mais informações sobre o programa Vizinhança Solidária, acesse o site da Polícia Militar: www.polmil.sp.gov.br

 

 

 

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?