Consultoria jurídica e contábil

Quando pagar o adicional de insalubridade?

18 de novembro de 2022

O adicional de insalubridade é um pagamento concedido aos trabalhadores que laboram em ambiente insalubre, isto é, aquele nocivo à saúde.

As atividades que se inserem no contexto de insalubridade estão contidas na NR 15, que é uma Norma Regulamentadora para determinar o grau de insalubridade no qual o empregado está exposto e prevê sobre cada tipo de risco e o nível de tolerância de cada um deles.

A Constituição Federal, em seu artigo 7º, inciso XXIII, assegura um adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei.

O que diz a CLT sobre a insalubridade?

O artigo 189 estabelece que: “Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

O grau de insalubridade pode ser classificado como mínimo, médio ou máximo, resultando, cada um deles, no respectivo percentual de acréscimo no salário, a saber:

  • grau de insalubridade mínimo = adicional de 10% do salário mínimo
  • grau de insalubridade médio = adicional de 20% do salário mínimo
  • grau de insalubridade máximo = adicional de 40% do salário mínimo

Para verificar se um ambiente é insalubre, se faz necessária a avaliação de um profissional habilitado da Medicina Ocupacional, que irá avaliar o ambiente de trabalho, suas condições e necessidades, emitindo seu parecer.

Dúvidas sobre esse assunto?

Consulte o departamento jurídico do Sindilojas-SP, que possui ampla equipe de apoio que presta orientação às empresas filiadas e associadas, sem limite de consultas. Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?