Notícias

Quase 300 desempregados por hora no país

2 de maio de 2016

Fonte: Revista Sindilojas-SP

No início de abril, um levantamento feito pelo economista e blogueiro do O Estado de São Paulo, Alexandre Cabral, apontou que, por hora, 282 brasileiros ficam desempregados. De acordo com a mesma fonte, a estimativa é a de que, até o fim do ano, 12 milhões de pessoas fiquem sem emprego no país.

A atual onda de retração no mercado de trabalho despontou com força no segundo semestre de 2015, quando os setores do comércio e de serviços, até então os maiores provedores de emprego no país, começaram a demitir com mais intensidade. Isso, somado aos desligamentos na indústria e na construção civil, resultou no quadro que hoje vigora.

Pesquisas publicadas entre o fim do ano passado e o início deste apontam que o setor do comércio estancou cerca de 208 mil postos de trabalho em 2015, após um período de dez ano de próspera oferta de vagas em geral.

Sobre o assunto, o presidente do Sindilojas-SP, Ruy Nazarian, se posiciona com o seguinte complemento:

“Computamos hoje, em todo o país, quase 10 milhões de indivíduos desempregados. Em particular ao setor do comércio, é fato que as contratações estão ‘travadas’. Os lojistas, em sua grande e absoluta maioria, não estão em condições de abrir vagas no momento e, dentro do que lhes é possível, vêm mantendo ao máximo seus atuais empregados. Infelizmente, em alguns casos de extrema necessidade, não há como fugir da decisão de corte. Essa é a realidade do nosso mercado de trabalho no momento”, analisa o presidente do Sindilojas-SP.


 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?