PROGERH

RH estratégico e a importância para a gestão do negócio

18 de abril de 2023

Traçando, inicialmente, uma linha do tempo, numa época mais distante, os departamentos de RH eram vistos como meramente operacionais e a atuação mais analítica da área era segregada, inclusive sendo rotulado como “departamento que não dá lucro”. De algum tempo para cá, as áreas de Recursos Humanos vem se modernizando e, de maneira estratégica, tem ocupado um papel de cada vez mais protagonismo na gestão das empresas.

Hoje em dia, por definição, o RH estratégico é considerado um modelo de gestão de pessoas que compreende os colaboradores de maneira estratégica, sendo eles a parte mais importante da empresa, com a utilização de recursos tecnológicos para otimizar os processos e possibilitar a tomada de decisões baseada em dados.

De acordo com o apurado em registros recentes, essa modalidade proporciona o crescimento do negócio de forma acelerada, ajuda os negócios a ter mais rentabilidade financeira e utiliza o capital humano de forma mais assertiva.

Ele atua em conjunto com outras áreas para a tomada de decisões embasadas e oferece para a organização o crescimento do negócio através da gestão estratégica de pessoas. Isso, por meio de ações que tem como objetivo reter talentos, elevar a produtividade e propagar a cultura organizacional.

A diferença entre o RH estratégico e RH tradicional

O RH tradicional tende a focar mais nos procedimentos burocráticos e formais da empresa, tais como contratação e desligamento, gestão de pessoal e folha de pagamento, cálculos trabalhistas, dentre outros, executando funções mais administrativas e operacionais da organização. Além disso, os objetivos são focados em gerenciar as relações de trabalho de forma mais tradicional e seguir o padrão conforme a legislação.

Já o RH estratégico se preocupa em garantir o sucesso do negócio por meio de ações planejadas. Ele é responsável por realizar o fit cultural do colaborador com a empresa, integrar os profissionais e otimizar os processos por meio da tecnologia. Também se diferencia por priorizar a hierarquia horizontal na comunicação, o que torna cada vez mais simples o acesso entre o líder e sua equipe.

Além disso, o RH estratégico propõe a diversidade e inovação nas áreas, incentiva a criatividade, realiza avaliações para elevar o desempenho, utiliza pesquisas para entender melhor o ambiente interno e também sugere soluções que visam o crescimento e evolução da empresa em conjunto com as pessoas.

Em suma, a gestão estratégica de recursos humanos é aquela vista como parceira da empresa e dos colaboradores, o que tende a contribuir, de maneira significativa, para potencializar resultados, pois alinha os interesses da empresa aos do colaborador, mantendo todos engajados com suas metas e objetivos.

RH como “pêndulo”

Segundo Celso Bazzola, CEO da Bazz Estratégia e Operação de RH, um dos parceiros do Sindilojas-SP, o RH tem um papel importante de apoio para orientações na busca por resultados, pois tem o condão de identificar onde cada loja, cada líder e cada vendedor pode melhorar a sua performance e alcançar os objetivos e metas. O RH moderno é aquele departamento que se movimenta e acompanha todas as dependências do estabelecimento, algo determinante para as empresas do comércio varejista, dada essa necessidade de acompanhamento.

Ainda segundo ele, um RH que não está em sintonia e dissociado com as metas e objetivos da empresa, inclusive comerciais, é um RH que deve repensar as suas ações de trabalho. Ele é um pêndulo, que contribui para conduzir empresas e pessoas aonde devem chegar.

Faça a sua inscrição no PROGERH e marque presença nos próximos encontros presenciais, que possibilitam discutir soluções e encontrar caminhos para melhorar nosso ambiente e, assim, assumir cada vez mais o papel estratégico dentro de nossas companhias para atingir resultados. Clique aqui para saber mais!  

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?