Representatividade

Sindilojas-SP rejeita transferência da Cracolândia

16 de novembro de 2018
*Foto divulgação

Para o sindicato, a simples mudança de local de concentração dos usuários de drogas não resolve o problema de saúde pública

Diante da intenção da Prefeitura do Município de São Paulo em transferir a “Cracolândia” do centro da cidade para um terreno público da Prefeitura na rua Porto Seguro, travessa da avenida Cruzeiro do Sul, nas proximidades do Terminal Rodoviário do Tietê, comércio, escolas e shoppings, o Sindilojas-SP encaminhou ofício ao prefeito Bruno Covas se posicionando contra a mudança.

O sindicato acredita que o deslocamento de tendas, para transferir o fluxo de usuários de drogas, do centro da cidade para a Zona Norte da Capital, não irá resolver o problema social dos dependentes químicos. Em nota, a entidade ressaltou que a região do metrô e terminal de Santana já vem enfrentando problemas com os moradores de rua, muitos inclusive, já consumidores de drogas, o que tem preocupado a população e comerciantes da região.

Saúde

Um censo realizado na área da Cracolândia entre maio e junho de 2016, sob a coordenação de membros do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD), da Secretaria de Estado da Saúde, traz alguns dados muito importantes sobre toda essa questão: 69% dos dependentes estão à procura de ajuda e 56% estão dispostos a largar o crack. Porém, 4 dentre 10 pessoas na região nunca foram avaliados por um médico.

O Sindilojas-SP salienta que a situação dos usuários de drogas deve ser vista como uma questão de saúde pública, para que políticas públicas adequadas e humanizadas sejam desenvolvidas, a fim de tentar resolver esse imbróglio. Todavia, enquanto esses problemas estiverem sendo tratados no contexto maior de criminalidade, ao invés de saúde pública, não será resolvido através da simples transferência de local de concentração dos usuários de drogas.

“É necessário resolver essas questões de forma humanitária e, principalmente, no tratamento efetivo e no combate ao tráfico de drogas”, afirmou Ruy Pedro de Moraes Nazarian, presidente do Sindilojas-SP. A entidade acredita ainda que deve haver um diálogo entre a municipalidade com uma Comissão de Representantes de moradores da região da Ponte Pequena/Armênia, comerciantes, Shoppings D e Center Norte, faculdades e rodoviária, para saber quais serão os impactos que essa medida acarretará às pessoas acima envolvidas.

Sobre o Sindilojas-SP

O Sindilojas-SP é uma entidade empresarial representante de 30 mil empresas do comércio lojista e 100 mil empresários da cidade de São Paulo, estabelecidos em Shopping Centers e lojas de rua.

Conheça mais sobre a atuação do Sindilojas-SP

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?