Comitê de Assuntos Metropolitanos

Sindilojas-SP se posiciona sobre insegurança no centro de SP

9 de março de 2023

Problema recorrente de longa data, o comércio localizado no centro de São Paulo tem sofrido com a insegurança e a violência nos locais públicos, o que tem resultado em impacto negativo nas vendas da região. O presidente do Sindilojas-SP, Aldo Macri, em entrevista à rádio CBN paulista, discorreu sobre o assunto, tomando como gancho as feiras de artigos roubados, conhecida como “feira do rolo”, e as dificuldades para quem frequenta a localidade.

Com os registros do fechamento de muitos estabelecimentos em decorrência dos problemas dessa natureza, essas ocorrências vem prejudicando as atividades de um dos mais importantes polos comerciais da cidade, e, em função disso, Aldo lembrou a existência de canais abertos entre o Sindilojas-SP e o poder público, reportando o parecer atual das autoridades e reforçando o caráter de representatividade da entidade junto aos empresários do comércio varejista. Segundo ele, o Sindilojas-SP, como representante de mais de 30 mil lojistas, busca a interlocução com os diversos órgãos das esferas municipais, estaduais e até mesmo federais para estimular ações que visam intensificar o efetivo de segurança na região, num processo de monitoramento constante.

Ainda de acordo com ele, o problema se torna ainda mais crônico pelo prejuízo no fluxo de circulação e de demandas comerciais no perímetro mais tradicional da cidade, com lojistas com muitos anos de atuação fechando as portas, em virtude das diversas ocorrências relativas à violência, trazendo insegurança a comerciantes e clientes.

  Ligue 11 2858-8400FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

Histórico

O Sindilojas-SP têm registrado, desde meados de 2021, manifestações de lojistas localizados na Praça da Sé que solicitam mais segurança nessa região da capital. Segundo informações que tem chegado à entidade desde então, houve um aumento estrondoso de prática de crimes de roubo e furto nos comércios da região da Sé, coincidindo com a chegada da “feira do rolo” ilegalmente instalada defronte ao prédio da Caixa Econômica Federal.

A feira clandestina, além de comercializar produtos de origem duvidosa, atraiu marginais que aproveitando a aglomeração, praticam roubos e furtos. Ainda, o comércio acaba sendo a última alternativa para os transeuntes se esquivarem das investidas agressivas dos assaltantes, que praticam o espancamento da vítima dentro do estabelecimento, aproveitando que não estão sendo vigiados pela Segurança Pública.

Os relatos de assaltos, furtos e agressões são frequentes e diários. Os comerciantes são intimidados a não denunciarem, sob pena de terem seus estabelecimentos vandalizados no período da madrugada.

Diante disso, o Sindilojas-SP segue atuante junto ao poder público para que as medidas de segurança na região sejam intensificadas e as práticas ilegais, como a “feira do rolo” sejam efetivamente coibidas, em nome da preservação e da pujança das atividades comerciais dos lojistas  desse importante polo da cidade.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?