Gestão

Sobre o Fim dos Cookies de terceiros

23 de janeiro de 2024

O que são cookies de terceiros?

Cookies são pequenos pedaços de código  (um pequeno arquivo de texto) que são armazenados nos navegadores dos usuários, enquanto coletam dados e preferências.

Esses cookies podem rastrear – por exemplo – os carrinhos de compras dos usuários, mantê-los conectados enquanto alternam entre as páginas ou até mesmo acompanhar o histórico e os interesses.

Os cookies de terceiros vão um pouco mais longe e são desenhados para coletar dados relevantes de marketing – idade, localização, sexo ou comportamento do usuário. O que acontece é que, ao visitar um site, esses cookies de terceiros rastreiam e coletam informações sobre o usuário e as enviam para um terceiro, que pode ser um anunciante.

Na prática, por meio desses cookies, anunciantes e profissionais de marketing coletam dados que permitem obter uma visão geral do comportamento online do usuário (como: sites visitados com frequência, tipos de compras, tempo gasto em páginas específicas ou interesses).

Por que vão encerrar os cookies de terceiros?

Para muitos consumidores e defensores da privacidade, os cookies de terceiros estavam coletando dados e rastreando usuários sem transparência ou consentimento declarado. Consequentemente, isso levou a algumas mudanças nos últimos anos.

As recentes legislações de proteção de dados modificaram esse cenário. Os sites não podem apenas enviar uma notificação informando que os usuários aceitam os cookies existentes. Agora, os visitantes precisam reconhecer a existência de cookies de terceiros e pressionar um botão de aceitação.

Além disso, um número crescente de pessoas está usando bloqueadores de anúncios para reduzir as campanhas direcionadas geradas por cookies. Em última análise, isso representa uma ameaça ao propósito e ao sucesso do marketing e publicidade online.

Quando vão terminar os cookies de terceiros?

Desde 2010 vimos os adblockers limitarem anúncios no navegador, o que já revelava um desconforto do mercado. A Apple também resolveu bloquear cookies em 2017, seguido pelo Mozilla Firefox em 2019.

O Google já anunciou também o fim dos cookies para o segundo semestre de 2024 no Google Chrome, utilizado por aproximadamente 70% dos computadores e 40% de smartphones em todo o mundo.

Neste ponto, não é nenhum segredo que tanto os profissionais de marketing quanto os anunciantes dependem profundamente de dados para marketing e publicidade online, bem como anúncios pop-up ou estratégias de segmentação de público online. E isso também vale para dados coletados por meio de cookies de terceiros, pois são uma ferramenta enorme para rastreamento de usuários.

Embora o fim dos cookies preveja algumas grandes mudanças em andamento, sempre há tempo para desenhar novas estratégias de qualificação e conversão de oportunidades. 

Fonte: E-Goi. 

Impulsione as suas vendas enquanto economiza tempo!

Conquiste novos clientes, fidelize como nunca e aumente as vendas do seu E-commerce em até 34% com uma só plataforma. Mais de 20 funcionalidades para potencializar sua marca com estratégia e eficiência!

Conheça a parceria do Sindilojas-SP com a Plataforma de automação de marketing omnicanal E-goi.

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?