SP volta à fase vermelha com take away liberado
Em coletiva de imprensa na última sexta-feira (9), o Governo do Estado de São Paulo anunciou que o estado retorna na segunda-feira (12) à fase vermelha da quarentena, que permanecerá em vigor até o dia 18 de abril.
Também está liberado o sistema de take away, que nada mais é do que a retirada presencial de mercadorias nas lojas pelo consumidor. Porém, o atendimento presencial e venda no local continuam proibidos para os serviços não essenciais.
O Sindilojas-SP atuou fortemente para a conquista da liberação do take way, visto que entende que a retirada de mercadorias é imprescindível para a sobrevivência do comércio da Capital (leia aqui). Importante ressaltar que o consumidor deve estar no espaço externo e respeitando o distanciamento social, ao ar livre, sem que haja reunião, concentração ou permanência de pessoas, em dinâmica análoga, portanto, a do drive thru e ser realizada entre 5h e 20h. O estabelecimento ainda deverá manter a porta fechada.
Continuam também permitidas as transações comerciais por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares e os serviços de entrega de mercadorias (delivery).
O Governo de São Paulo manteve a recomendação de escalonamento de horários de entrada e saída para trabalhadores da indústria, serviços e comércio.
Os horários indicados são das 5h às 7h para entrada e das 14h às 16h para saída de profissionais da indústria; entrada das 7h às 9h e saída das 16h às 18h para os de serviços; e entrada das 9h às 11h e saída das 18h às 20h para os do comércio.
No anúncio, também foi recomendado que o teletrabalho continue para todas as atividades administrativas do setor público e da iniciativa privada.
Além disso, o toque de restrição a partir das 20h e 5h está mantido.
Importante: os serviços essenciais que podem funcionar para atendimento ao público na Fase Vermelha estão presentes no ANEXO ÚNICO INTEGRANTE DO DECRETO Nº 59.405, DE 8 DE MAIO DE 2020.
Dúvidas? A equipe do Sindilojas-SP está à disposição durante o período da fase emergencial exclusivamente pelo faleconosco@sindilojas-sp.org.br