Comitê de Assuntos Metropolitanos

Subprefeito da Sé comprometido com as melhorias no Centro

18 de julho de 2023

Com o objetivo de diagnosticar em conjunto os problemas que afetam as vias comerciais e promover junto ao poder público soluções e melhorias para o setor do comércio na região central da cidade, o Sindilojas-SP esteve reunido com o subprefeito da Sé, Coronel Álvaro Batista Camilo, que expôs a sua visão, divulgou ações em andamento e demonstrou alinhamento com as propostas do Programa #RuaViva.

Num encontro muito proveitoso, o corpo diretivo e o departamento de comunicação da entidade expuseram ao subprefeito os objetivos primordiais da iniciativa, de revitalizar as ruas e centros comerciais da cidade de São Paulo, estimulando o desenvolvimento  das empresas do comércio lojista e a geração de empregos nessas regiões.

O Coronel Camilo, por sua vez e mais particularmente, elencou os assuntos alinhados às proposições do Sindilojas-SP, relacionados aos maiores índices de reclamações dos lojistas que chegam à entidade, e as sugestões para a solução dessas dificuldades, especialmente para os alocados na zona central da cidade.

Dentre os tópicos mencionados, foram abordadas questões referentes à segurança pública, comercio informal/ilegal e zeladoria urbana.

Alinhamento de ideias

O objetivo da conversa foi promover o alinhamento de ideias entre o Sindilojas-SP e o órgão competente em questão e, nesse sentido, foi enfatizado que a gestão da subprefeitura está plenamente ciente da necessidade das melhorias e que já possui a cultura de atuação em algumas frentes, padecendo da falta de propagação dessas ações, em virtude da sobreposição e do impacto que o reporte e a notificação dos problemas desencadeia perante os meios de comunicação e, consequentemente, a opinião pública.

Por isso, ressaltou-se a importância da divulgação de uma agenda positiva referente ao Centro de SP, incluindo o perímetro previsto para receber as intervenções do programa #RuaViva, seja pela evolução e o andamento dos projetos, seja por ações já efetuadas e que eventualmente não recebam a devida repercussão.

Estabelecimento de padrões

Um outro ponto discutido durante o encontro foi a necessidade de estabelecer um padrão de conduta na efetivação das ações que estão previstas, obedecendo a um processo de melhoria contínua e que vá além do mero reparo de um problema notificado, excedendo, assim, as expectativas.

Ainda dentro dessa padronização, foi mencionada também importância de estabelecer um canal de comunicação que possibilite oferecer prontas-respostas, efetivando rápidos deslocamentos para a solução de problemas urgentes.

Por fim, destacou-se que esse processo padrão dever ter o foco no cidadão, no conceito de promover a solução a todo custo, com o acolhimento irrestrito das petições e o encaminhamento para as áreas corretas,  descartando, dessa maneira, a hipótese de qualquer negativa nesse sentido.

Engajamento

Diante da necessidade da obtenção de apoio e da promoção de ações coordenadas para o êxito do programa, foi ressaltada a importância do investimento no clima organizacional de todo o espectro do projeto, ou seja, fomentar o engajamento dos colaboradores na valorização das atribuições de cada um, objetivando com que as realizações ganhem maior visibilidade e informação, fazendo com que todos os agentes assumam a condição de divulgadores permanentes dos trabalhos da subprefeitura, na parceria com as propostas do #RuaViva.

Ações coordenadas/Plano de ação

Alguns tópicos foram elencados, no sentido de dar coesão às propostas e coordenar as ações, conforme os itens abaixo:

  • Em função da similaridade dos projetos, enfatizar a agenda propositiva e positiva em relação às ações na região central da cidade, procurando estabelecer conexão entre as propostas do programa #RuaViva e o slogan encampado pela Prefeitura de São Paulo – #TodosPeloCentro
  • Solicitar aos lojistas associados para que adotem a prática recorrente de observar eventuais avarias e problemas no entorno dos estabelecimentos, acionando a central 156 da Prefeitura, em caso de necessidade.
  • Estabelecer a cultura de um processo integrado de colaboração, para que os empresários lojistas sejam os “olhos” dos órgãos públicos, com o incentivo permanente para que os comerciantes se manifestem junto à gestão municipal.
  • Identificar os locais mais problemáticos para as intervenções de melhoria, com o hábito da manutenção nas ações de zeladoria, transmitindo a mensagem, através de resultados concretos, de acolhimento. Com essa identificação sistemática das prioridades, será possível promover as melhorias de maneira escalonada.

Vizinhança solidária

Na parte final da conversa, foi debatida a questão da viabilidade de implantação do Programa “Vizinhança Solidária” nos corredores comerciais, uma vez que essa ação, promovida pela Prefeitura da capital, tem sido bem sucedida em áreas residenciais. Ela consiste no compartilhamento de informações via sistema estratégico de instalação de câmeras com a polícia militar.

Nesse sentido, foi enfatizada a necessidade de estimular os lojistas a darem suas contribuições para a implantação efetiva e o bom andamento do programa, o que faz aumentar o senso de pertencimento e o consequente engajamento de todos os envolvidos no processo.

Por fim, para dar início a esse processo e a efetividade plena dessas ações, foi indicada a tarefa de identificar os locais onde se faz necessário criar canais de comunicação com a polícia.

O empresário do comércio lojista pode encaminhar sugestões através dos nossos canais de comunicação – pelo telefone –11 2858-8400, através do FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

Juntos podemos melhorar o ambiente de negócios das empresas. Participe!

 

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