Consultoria jurídica e contábil

Uniforme para o trabalho: é possível descontar do funcionário?

19 de fevereiro de 2024

Muito se pergunta sobre a possibilidade de descontar ou não do empregado, o gasto com o fornecimento de uniforme.

Primeiramente, cumpre destacar que o artigo 462 da CLT prevê as situações que o empregador pode efetuar descontos nos salários dos empregados com relação ao uniforme para o trabalho. As convenções coletivas de trabalho firmadas entre o Sindilojas e os sindicatos de laborais também trazem cláusula a respeito de desconto e deve ser observada pelo empregador.

Quanto ao padrão de vestimenta utilizado no ambiente laboral, cabe ao empregador definir qual é. Uma vez definido e exigido pela empresa, esta deve ser fornecido gratuitamente.

Em algumas situações, o desconto do uniforme para o trabalho pode ser efetuado no salário ou na rescisão contratual do empregado, conforme dispõe a respectiva CCT. Porém, antes de proceder com o desconto, é preciso analisar tanto a legislação quanto o instrumento coletivo, a fim de verificar se o desconto é legítimo.

Utilize os serviços de Consultoria Jurídica do Sindilojas-SP, cuja equipe está preparada para esclarecer todos os pontos do assunto em questão. Empresas associadas tem esse benefício, sem limite de atendimentos. Clique aqui para saber mais!

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?