Venda seus produtos e serviços pelo Instagram
Você já sabe que o Sindilojas-SP, ao lado de parceiros, oferece soluções e benefícios para você vender online. A lista de parcerias vai desde equipamentos, passa por soluções de geolocalização, marketplaces, lojas virtuais, marketing digital e muito mais.
Estamos aqui para facilitar esse processo! Por isso, trouxemos abaixo o artigo desenvolvido pela Simple7 / DLojaVirtual, um dos nossos parceiros, que trata sobre vendas no Instagram. Leia até o final de você tiver interesse em vender pela rede social mais queridinha dos brasileiros.
Inicie ou alavanque o seu negócio no Instagram
O Instagram é hoje a principal rede social à disposição do público. Com novos recursos chegando a todo momento, a plataforma se torna cada vez mais interessante. Quem também aproveita isso são as empresas de todos os tamanhos. Mas, para mandar bem usando a rede, pode ser necessária uma consultoria para Instagram.
A presença online requer qualidade. Não é só criar uma conta nessas plataformas e fazer posts esporádicos, com um grande espaço entre eles. Isso não gera impacto no consumidor, ou seja, é um esforço pouco útil. O Instagram é uma ferramenta de imenso potencial, mas é preciso saber extrair o máximo dessa oportunidade diariamente.
Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo
Você certamente está no Instagram, seus amigos também, além da sua família. Muito provavelmente a marca que você gosta e acompanha também está. O motivo para essa presença em massa de pessoas na rede pode ser explicada de diversas formas. Um ponto marcante atualmente é que o Instagram é a rede social mais completa.
Os recursos de mídia são variados: stories, fotos no feed, vídeos, reels, IGTV e formatos que surgem a todo momento. Além disso, no Instagram há a interação com curtidas, comentários, compartilhamentos e até mesmo os chats na DM. Basicamente, tudo que você pode fazer em outras redes sociais, se concentra nas funções do Instagram.
Não à toa, a rede social ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários no mundo todo. Essas pessoas estão bem distribuídas e, consequentemente, vêm de diferentes culturas, práticas e costumes. Isso significa que o Instagram é também um terreno fértil para que empresas possam explorar. A ideia é divulgar marcas, fazer branding e se relacionar com o público.
Todos esses objetivos são possíveis, principalmente, pela forma como as empresas podem explorar conteúdos dentro da plataforma. Não importa o segmento, nicho e tom de voz da marca, há sempre uma forma de se comunicar precisamente. Isso potencializa o alcance das pessoas e proporciona o aumento do engajamento com o público.
Relação entre usuários e marcas é fato estabilizado
Marcas não podem perder tempo se questionando se suas presenças no Instagram são realmente valiosas ao público. As pessoas não entram mais na rede social apenas para ver fotos de amigos e de celebridades. O relacionamento com as marcas por meio dessas plataformas já é algo esperado e até mesmo buscado pelo usuário comum.
É preciso analisar a perspectiva do consumidor moderno e seus hábitos. O Instagram é para essas pessoas uma plataforma informativa e de aproximação com as marcas. Essas pessoas querem estar mais envolvidas com as empresas na qual são fãs e consumidoras. Por isso, sentem que o Instagram é o lugar mais adequado para isso.
Uma estatística interessante prova este ponto: diariamente, cerca de 200 milhões de usuários do Instagram visitam perfis de empresas na plataforma. Sua empresa, definitivamente, pode receber parte desse tráfego. Isso depende, no entanto, de um trabalho de qualidade, sobretudo no posicionamento e criação de conteúdo.
Instagram é plataforma de busca para produtos e serviços
Outro importante ponto na relação do consumidor moderno com o Instagram é o fato de a plataforma ser um local de busca e validação de marcas. Para explicar isso, vamos imaginar uma situação hipotética. Você passa de carro em frente a uma pizzaria, consegue ler o nome dela no letreiro, mas não tem mais nenhuma informação adicional.
Imediatamente, o instinto de muitas pessoas é realizar buscas na internet sobre o estabelecimento. Essas buscas serão no Google e também no Instagram. A rede social, hoje, conta com muitos perfis de empresa e, certamente, essa pizzaria estará lá. Ao acessar o perfil, o consumidor consegue ter mais informações sobre o estabelecimento.
Nesse exemplo dado, o consumidor espera acessar o Instagram da pizzaria e ver as pizzas, o clima do local, preços, o serviço, o trabalho de divulgação, entre outros pontos. Se esse perfil está pouco movimentado, ou não faz um bom trabalho, pode haver a rejeição por parte do consumidor. Nesse caso, a validação não aconteceu.
Atualmente, 81% das pessoas que usam a rede social admitem acessar o Instagram para buscar empresas. Ou seja, se sua apresentação nesta plataforma é boa, o impacto causado no consumidor é positivo e imediato. No mínimo, você ganha um seguidor. Com o tempo, se trabalhar bem os conteúdos, essa pessoa vai querer ir no seu estabelecimento, ou pedir um delivery.
Marcas precisam entender que, atualmente, as redes sociais são o cartão de visitas de negócios. Quando falamos de Instagram, isso é ainda mais concreto. Portanto, começar a vender e se comunicar por meio dessa rede social é uma obrigação de sobrevivência no mercado.
Criar uma página no Instagram e começar a vender é muito simples
O primeiro passo para ter uma presença sólida no Instagram é criar uma página na plataforma. Assim, a empresa já pode começar a publicar seus conteúdos, divulgar sua marca, criar conexão com consumidores e, claro, vender. Por isso, vamos em um passo a passo simples que vai ajudar a dar vida ao seu perfil no Instagram!
Se você já tem uma conta no Instagram, o processo é simples. Basta acessar seu perfil, tocar em “Configurações” (ícone da engrenagem), depois vá em “Conta” e selecione a opção “Mudar para perfil profissional”. Pronto, você agora tem uma conta profissional, ou seja, de uma empresa no Instagram.
Agora, se você quer criar uma conta do zero, basta seguir todo o caminho já mostrado até o menu “Conta”. Depois disso, você deve selecionar a opção “Adicionar nova conta profissional”.
Técnicas necessárias para ter um Instagram comercial
Gerenciar uma página comercial no Instagram é um trabalho que requer conhecimentos de diversos campos. Eles precisam estar alinhados para que haja não só a captação de seguidores, mas que esse movimento positivo seja transformado em vendas. Veja quais são as técnicas e conhecimentos necessários para isso.
Marketing
O trabalho de marketing é o que vai garantir que você ganhe mais oportunidades de vendas. Nesses esforços, a ideia é conseguir captar mais pessoas, além de trabalhar em conteúdos que vão transformar seu perfil em um local online interessante. O marketing trabalha na gestão da marca, a tornando mais interessante, além da geração das vendas.
Marketing também traz a necessidade do entendimento de métricas e indicadores. Esse campo de conhecimento é importante para que haja uma gestão que permita trabalhar com base nos números. Assim, fica mais fácil entender o desempenho das estratégias de marketing utilizadas, fazendo ajustes, otimizações ou mudanças se necessário.
Vendas
As vendas são só o resultado de um processo amplo e complexo. No entanto, saber como gerá-las é uma das principais exigências para quem vai gerenciar uma conta comercial no Instagram. Por isso, o ponto de partida essencial é o entendimento de como criar estratégias de vendas e colocá-las em execução da maneira mais adequada.
Não se vende simplesmente só por vender. As vendas têm impacto direto nos resultados da empresa e é necessário ter objetivos bem claros. Assim, você projeta preços e volumes de venda de um modo que seja possível alcançar metas e chegar a resultados específicos. Logo, o negócio se torna lucrativo e financeiramente sustentável.
Relacionamento
O trabalho de relacionamento é fundamental também para garantir que a marca esteja mais próxima de seu consumidor. As pessoas querem fazer parte da rotina das empresas, o que pode ser oferecido por meio de conteúdos nos stories, feed e em todas as outras opções do Instagram. Assim, você chama o seguidor para o cotidiano da sua empresa.
Relacionamento é um trabalho que também depende de interações. Se sua empresa só publica conteúdo e não interage, essa relação com o público fica robotizada e artificial. Ou seja, a dedicação precisa ser realmente intensa e constante. Esse ponto pode ser o grande diferencial para ter um público mais engajado no Instagram, mas que também gere compras.