Gestão

Vendedores: Perfis no processo de seleção

17 de novembro de 2022

No último encontro presencial do Programa de Gestão de RH para o Varejo, o PROGERH, os aspectos particulares e contextuais da profissão de vendedor, bem como os perfis inerentes para o processo de seleção, foram abordados em um dos painéis do evento, marcado por ampla interação entre os participantes.

No segundo painel do encontro, Roselene Scalabrin, da BS Consultores, discursou sobre as particularidades da profissão de vendedor, ressaltando que essa carreira é a que mais tem se adaptado às transformações do meio corporativo ao longo do tempo.

Nesse sentido, foram abordados os aspectos que indicam as competências necessárias que devem caracterizar o vendedor moderno, como, por exemplo, o desenvolvimento de habilidades nas relações interpessoais, que remetem ao senso de persuasão, ao atendimento mais humanizado, à construção de relacionamentos efetivos nas interações com os consumidores, chegando até o processo de fidelização do cliente. Essa etapa final tem se mostrado, de acordo com os mais inovadores conceitos dos manuais mercadológicos e de marketing, a expressão maior do fortalecimento da marca e da consolidação do negócio no comércio varejista, traduzido em resultados.

Tudo isso, segundo a exposição do painel no evento do último dia 08/11, é o que baliza de maneira mais perceptível as ações dos profissionais de RH no varejo, em todos os processos de recrutamento e seleção.

                                          Roseleine Scalabrin, durante painel no 2° Encontro do PROGERH

Alinhamento e formatos

Também foi enfatizado, nesse painel, que o componente do perfil entre candidatos a vagas de vendedor se torna ainda mais importante no segmento do comércio, não só por ser uma posição de contato direto com o cliente, mas também por ser uma função-chave para as receitas e a própria sobrevivência da organização.

Assim, foi lembrado que é indispensável saber se a equipe de vendas está alinhada com as necessidades da empresa. Para se chegar à isso, é fundamental que na abertura de processos seletivos, haja também alinhamento da organização com as novas tecnologias digitais nas etapas de recrutamento, sendo essa uma contribuição importante para alcançar a desejada assertividade na escolha do candidato, e, até mesmo, do time.

E, como consequência disso, competitividade em meio à forte concorrência.

Nesse sentido, a formatação e o conteúdo dos anúncios de vaga para vendedores, assim como critérios bem estabelecidos e homogêneos nas etapas de seleção, tendem a fazer toda a diferença no objetivo de atrair, recrutar e selecionar o(s) candidato(s) que mais se enquadre(m), desde os requisitos indispensáveis e genéricos para o exercício da função, até as particularidades de um negócio específico, que promova conexão com os valores, propósitos e a cultura organizacional da empresa do comércio.

Foi lembrado que, observar esse roteiro, não representa a solução definitiva para a redução dos famigerados e incômodos “Turnovers” no comércio varejista, mas é um passo importante para caminhar nessa direção.

Sobre o PROGERH

O Programa de Gestão de RH no Varejo – PROGERH é uma iniciativa do Sindilojas-SP que visa desenvolver ações para atuar sobre alguns dos principais desafios enfrentados atualmente pelo setor de RH dentro das empresas do varejo, como:  Turn-Over, Absenteísmo, Comprometimento, Liderança, Produtividade, Remuneração e Benefícios, Treinamento, etc.

Uma das grandes vantagens do PROGERH é não tratar-se de um programa estanque, mas dinâmico. O aprendizado obtido nas interações com os profissionais do setor moldarão as ações futuras. Por isso, o contato e compartilhamento do conhecimento é algo valorizado e resultará numa experiência cada vez mais rica e proveitosa para todos.

Além dos temas discutidos dentro do programa, os produtos e serviços que compõem o PROGERH beneficiam os profissionais responsáveis pelo setor, o próprio departamento e os demais colaboradores da empresa, levando a economia e a segurança do Sindilojas-SP e das empresas parceiras.

Participe!!

Venha fazer parte desse programa, juntamente com outros profissionais que passam por desafios semelhantes. Juntos, podemos discutir soluções e encontrar caminhos para melhorar nosso ambiente e, assim, assumir cada vez mais o papel estratégico dentro de nossas companhias para alçar metas e atingir resultados.

Ligue 11 2858-8400,  FALE CONOSCO  ou ainda pelo WhatsApp 11 2858-8402

 

×

Olá!

Clique no logo abaixo para conversar pelo WhatsApp com o Sindilojas-SP ou envie um email para faleconosco@sindilojas-sp.org.br

× Como posso te ajudar?