Gestão

5 passos para aumentar as vendas durante e pós-pandemia

21 de setembro de 2020

O Sebrae preparou dicas para o empreendedor interpretar e se ajustar ao novo comportamento de consumo

No último dia 15 de setembro foi comemorado o Dia do Cliente. Podemos usar a data para promover uma reflexão de quanto o coronavírus em nosso país modificou o comportamento dos nossos consumidores, sobretudo para não perder nenhuma venda.

Recentemente, uma pesquisa promovida pelo Sebrae, em parceria com a FGV, mostrou que o cliente passou a ter novos hábitos de consumo e comportamento diante das medidas de isolamento. Foi apurado que ficaram mais exigentes e atentos, sobretudo aos aspectos relacionados à limpeza e higiene dos estabelecimentos e cumprimento de protocolos de prevenção à contaminação.

Também estão mais digitalizados e adeptos dos serviços de compra on-line e, por outro lado, querem um atendimento cada vez mais personalizado e que possua inovação.

Para o Sebrae, as palavras chaves para a concretização de qualquer negócio, principalmente para os pequenos comerciantes, devem considerar as seguintes etapas: desejo, experiência, ineditismo, prontidão e diversificação de canais de atendimento.

Eis aqui melhor detalhadas a fim de construir uma estratégia eficiente para fidelização de clientes:

1 – DESEJO DOS CLIENTES

Considera-se que por trás de uma necessidade do consumidor sempre haverá um desejo. Por exemplo, a necessidade de se alimentar e de se nutrir pode ser revelada pelo desejo por determinada comida, como uma feijoada em uma sexta-feira.

Portanto, para fidelizar um cliente é necessário que o empresário vá além da identificação das necessidades, é necessário compreender e vislumbrar, de fato, quais são os desejos do seu público.

2 – VENDER EXPERIÊNCIA 

Quando se vende um produto ou serviço, os clientes pagam um preço, que também deve incluir um valor considerado como um benefício alinhado a uma experiência.

Analisando o contexto da pandemia, por exemplo, os clientes atualmente estão muito mais atentos à higiene do ambiente, aos cuidados na manipulação dos produtos, às medidas de prevenção e aglomeração. Ou seja, a entrega do serviço ou produto com uma experiência positiva para esse novo perfil de consumo deverá levar em consideração todos esses aspectos.

3 – BUSCAR INOVAÇÃO

Os empresários têm que estar sempre em busca de inovações e melhorias constantes para o seu negócio. Pensar em como pode surpreender e encantar o seu cliente, trazendo ineditismo é uma forma de mantê-lo fiel.

Para isso, analise o histórico de consumo do seu público, reveja quais são as práticas de consumo dele e a partir disso, agregue valor ao possibilitar novas maneiras de atendê-lo ou até mesmo de inovar com uma nova solução ou produto.

4 – ESTAR ALERTA

A sociedade atual vive de pequenos momentos e isso demanda pílulas de serviços. Por isso, o empresário deve estar prontidão para alterar um processo de atendimento, sempre que perceber as variações do momento.

É preciso identificar no atendimento ao cliente quais as formas possíveis de adaptação a depender desse micro momento.

5 – DIVERSIFICAR CANAIS

O consumidor atual é muito mais conectado e com vasta informação a seu dispor.  Por isso, saiba dar diferentes opções de canais de atendimento para que seu cliente permaneça adquirindo do seu negócio.

Mesmo que você tenha um atendimento presencial, ofereça também um atendimento digital, por delivery, aplicativos ou nas redes sociais pelo Whatsapp, por exemplo. Entenda que ficará a critério do cliente por qual canal ele deverá interagir com seu negócio.

E se precisar de loja virtual ou marketplace, conte com as parcerias do Sindilojas-SP!

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