10 dicas de como não falhar no delivery
Sua loja pode estar bem próxima ou então a uma distância considerável dos seus clientes. Sendo assim, o serviço de entrega (delivery) pode cair no gosto do seu público, o que, de certo modo, é uma realidade para muitos brasileiros em função da conveniência, cenário que se ampliou nos tempos de pandemia.
Confira então essas 10 dicas de como não falhar no delivery elaboradas pelo Sebrae.
1 – Saiba que o pequeno negócio deve estar adequado a todo o processo logístico.
2 – Ainda que o empreendedor não saiba como funciona o fluxo logístico, ele deve estar aberto para aprender. Afinal, só se aprende operando.
3 – É importante comprar a quantidade de produtos adequada para que haja a manutenção da oferta.
4 – Considere que o armazenamento dos produtos seja eficaz, facilitando a coleta por quem fará a embalagem.
5 – Aposte na conferência de produtos para evitar erros.
6 – Os processos de embalagem e envio dos produtos devem ser feitos em prazo mínimo adequado, proposto ao cliente.
7 – Antes de definir quais serviços da empresa contarão com entrega de produtos, é fundamental que o empreendedor faça uma pesquisa detalhada.
8 – Se a entrega delivery for feita no mesmo dia do pedido, as alternativas são: contratar operadores logísticos que prestem esse tipo de serviço ou montar uma equipe própria de motoboys profissionais.
9 – Ao analisar a logística própria e uma logística terceirizada, é preciso considerar os custos de manutenção de uma pessoa que trabalha com exclusividade na operação do negócio.
10 – É recomendável que o empreendedor não atue apenas com uma única solução de entrega, quando o destino é um cliente fora da cidade ou do estado. É essencial que o consumidor tenha possibilidades de escolha, podendo verificar qual delas faz mais sentido para ele. A utilização de comparadores de frete é um recurso que pode fazer toda a diferença nesse momento.