Cinco bons motivos para implantar a LGPD
Dadas as sérias consequências para a empresa que descumprir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), conheça cinco vantagens para que o seu empreendimento esteja alinhado com a legislação correspondente
Os dispositivos legais da LGPD vieram para imprimir mais transparência e legitimidade na coleta e gerenciamento de dados por parte das organizações e tem sido um tema recorrente no cotidiano dos empregadores, sobretudo pelas sanções a que estão submetidas as empresas em caso de descumprimento da nova lei. Dentre as mais nocivas, multas salgadas previstas em legislação e, principalmente, a possibilidade patente de danos incalculáveis à reputação do negócio, como, por exemplo, a exclusão, de fato, do setor em que atua, uma vez que estará exposto, naturalmente, à processos variados movidos por aqueles que tiverem informações vazadas. Em muitos casos, o ônus pode ser tão pesado, que acabará por colocar em xeque a sua própria sobrevivência.
Apesar do efeito dispendioso que a adequação e adaptação a um novo conjunto de regras pode trazer, estar em compasso com o que rege a nova LGPD trará muitos benefícios ao seu empreendimento. De acordo com especialistas, empresas que procuram atuar com seriedade e cautela na gestão dos dados a que tem acesso, passam, naturalmente, a se destacar no mercado e a colher dividendos para a sua imagem, transmitindo nesse sentido, uma imagem de credibilidade e confiança para os seus clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.
Por essa razão, e diante de todos os riscos elencados acima, a implantação da LGPD tem de ser vista pelo empresário como um investimento, e não um custo.
As CINCO vantagens de se implantar a LGPD
1 – Obrigação Legal
Estar em conformidade com o que determina a Lei é uma obrigação, além de um ato que vai evitar o risco de multas que gerem prejuízos sobre o faturamento, como também danos à imagem pela eventual publicização da infração, entre outras punições.
2 – Confiança do mercado
Empresas que atuam para proteger e respeitar os dados dos seus clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros conquistam o respeito e a credibilidade do mercado, constroem uma imagem positiva, ao passo que o descuido com as informações e o vazamento de dados podem causar danos imensuráveis à reputação do negócio.
3 – Maior valor de mercado
O respeito ao cumprimento da LGPD agrega valor de mercado às empresas, o que resulta em mais oportunidades para novos negócios.
4 – Medidas mais efetivas e facilitadas de proteção
Implantar a LGPD pressupõe criar uma sistemática que organiza o fluxo e armazenamento dos dados, dinamizando e aperfeiçoando os processos, evitando despender recursos desnecessários.
5 – Reduz o espaço para concorrentes
Estar alinhado com os dispositivos da LGPD consolida e posiciona a sua marca, pois um ambiente que não é seguro coloca em risco a permanência da empresa no mercado, cujo espaço tende a ser ocupado por concorrentes que tratam dados e informações de acordo com a lei.
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