Gestão

Redes Sociais da sua empresa: Como não incorrer em erros comuns

18 de outubro de 2022

A presença digital das empresas nas mídias sociais tem se mostrado fundamental para a viabilidade do negócio e, por isso, é preciso driblar falhas que podem até comprometer a sobrevivência de um empreendimento.

Diante do conceito de “vitrine universal” que constitui as Redes Sociais, com a concorrência visceral e a consequente necessidade da construção da identidade da sua marca e da composição do seu público/audiência, tome nota de algumas dicas importantes para que o seu negócio esteja bem posicionado nas redes e fuja de erros que podem ser fatais. São elas:

  • Não se preocupar exclusivamente com vendas – As Redes Sociais tem como essência e princípio comum a troca de informações, a geração de conteúdo de qualidade e a construção de um bom relacionamento com os seus potencias clientes. A atividade comercial será uma consequência da aplicação desses pilares, sem os quais, dificilmente seu objetivo final será alcançado.
  • Postagens extemporâneas – É preciso lançar mão de um calendário editorial, para que você não perca de vista os temas que devem ser trabalhados e publicados em determinado momento, sem correr o risco de perder o “time” dos acontecimentos, e com isso, também, parte da sua credibilidade.
  • Publicações compulsórias e mecânicas – Para uma empresa se destacar o mercado, é necessário personalidade e originalidade. Postar “por postar” tende a ser contraproducente para o seu negócio, pois sem um critério definido, seu empreendimento não vai gerar conteúdos de qualidade, não vai construir uma identidade própria e tampouco autoridade no nicho em que atua e, com isso, passará desapercebida pelos usuários das redes.
  • Conteúdos com erros gramaticais e/ou inconsistentes – Esse é considerado um dos maiores erros que se pode cometer em matéria de gestão das mídias sociais. É precioso revisar sempre todo conteúdo publicado, sob pena de arranhar a imagem da sua empresa.
  • Fazer postagens em horários diferentes – Nesse caso, isso pode ser útil no início, para que você mensure qual o melhor momento do dia para alcançar o público do seu negócio. No entanto, depois dessa apuração, essa prática perde o sentido e você corre o risco de confundir a sua audiência e, com isso, perder engajamento.
  • Postar várias fotos ao mesmo tempo – Publicar inúmeras vezes em um curto período pode render uma penalização da sua conta por parte do algoritmo do Instagram. Para evitar a punição, o ideal é utilizar a combinação de fotos do Instagram, deixando-as organizadas e evitando que elas sejam consideradas SPAM no feed de seus seguidores.

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